“Tão somente crianças: infâncias roubadas no holocausto”

Fotos: Cortesia ao NCS de Daniel Mota (9ºA)
No dia 25 de março de 2014, o Colégio Marupiara proporcionou aos alunos do 9º ano e alguns alunos do Ensino Médio uma visita à exposição “Tão somente crianças: infâncias roubadas no holocausto”, que conta, em painéis, a história de crianças que foram vítimas do holocausto na Segunda Guerra Mundial. Alguns documentos e itens pessoais das crianças, como passaportes, identidades, livros, cartas, e outros objetos impressionaram a todos pelo seu significado.


A grande surpresa da exposição foi a presença de Nannet Konig, uma sobrevivente do acontecimento e ex-colega de Anne Frank, que deu seu depoimento ao público. Nannet estudou com Anne em um colégio de judeus, em Amsterdã, na Holanda. Depois, reencontraram-se no campo de concentração em Auschwitz. Sem carne, apenas os ossos dos quadris saltavam. Após a libertação do campo, ficou internada por três anos em Amsterdã.


“Quando os ingleses chegaram, não sabiam o que fazer com aquela pilha de corpos e aquela multidão esfomeada”, disse Nannet, acrescentando que muitos que aceitaram comer, morreram de indigestão. "Dar água a eles, foi como afogá-los...".

Nannet ainda contou que, após ser liberta dos campos de concentração, foi morar com a tia em Londres. Aos 19 anos, terminou os estudos. Um tempo depois conheceu John Frederik Konig, húngaro, que já tinha passaporte para o Brasil comprado. Após se conhecerem, trocaram cartas por dois anos, enquanto ele morava no Brasil e ela em Londres. No Brasil, casaram-se, tiveram três filhos, seis netos e dois bisnetos. Nannet nunca foi ao psicólogo, mas diz que sofre traumas, acorda suando frio no meio da noite, fruto de dias e noites intermináveis no campo de concentração. Mas lamenta só ter tido chance de fazer o ensino superior após já ser avó, quando cursou Economia na PUC-SP.

Vivência e experiência ímpar simbolizaram esta gratificante visita em 25 de março...

Victor Pugliesi - Depto de Jornalismo (NCS)


Comentários