Ilhéus 2014 - Inesquecivel 9º ano...


Entre os dias 7 e 11 de Outubro, os alunos do 9° ano do Colégio Marupiara foram a uma viagem para o município de Ilhéus, no sul da Bahia. A viagem de estudo de meio tinha como objetivos a aproximação dos alunos com a literatura, através de obras do escritor nordestino Jorge Amado, assim como a aprendizagem sobre o cultivo do cacau. Coube também, à essa viagem, o papel de integradora do grupo e fechamento de um ciclo, uma vez que os alunos estão a caminho do Ensino Médio.

Antes da viagem, os alunos foram instruídos sobre o que presenciariam na mesma, como a visita à CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) onde os mesmos puderam observar a confecção de chocolate, desde o plantio do cacau, até a fase de degustação do chocolate em questão. Além da visita à CEPLAC, os alunos visitaram o centro histórico da cidade e puderam visitar lugares como o Bataclan e o Bar Vesúvio. Após observarem ambos os locais, os alunos, acompanhados dos professores, puderam degustar salgados no Bar Vesúvio e experimentar sorvetes de sabores considerados exóticos na sorveteria Ponto Chic, que se encontra na cidade desde a época dos famosos “coronéis”.

Contudo, a maior parte do tempo foi passada no Resort Cana Brava, onde todos desfrutaram de uma comodidade extrema. Com comida o dia todo, piscinas extraordinárias, recreação o tempo todo e “festas” ao anoitecer. Os alunos acabaram criando laços entre si e desenvolvendo uma liberdade que anteriormente não era possível. Assim como em todas as viagens proporcionadas pelo colégio, esta fez com que, tanto os alunos, quanto os professores, descobrissem outro lado uns dos outros, estreitando ainda mais os laços já existentes.

Como aluna do 9° ano e participante da viagem, posso garantir que para muitos a ida à Ilhéus ficará marcada por muito tempo, seja pelo encerramento de mais um ciclo, seja pelas amizades desenvolvidas, seja pelo aprendizado ou até mesmo pela diversão. Poderia resumir a nossa viagem na brincadeira que realizamos em uma das grandes bóias do professor de Educação física: criou um laço de amizade baseado no respeito das limitações dos outros, no compartilhamento de alegria e na confiança adquirida.

Por Ana Júlia Santos – 9º Ano
(Correspondente de Ilhéus para o NCS)

Comentários