18º Encontro Literário do Marupiara: a poesia nas mais diferentes formas e linguagens


Em 01 de outubro, sábado, o Marupiara realizou a 18ª edição de seu Encontro Literário, evento que tem como objetivo principal incentivar o gosto pela leitura, apresentando aos convidados os trabalhos e oficinas que foram conduzidos com alunos do Infantil e Ensino Fundamental 1 durante os Projetos de Leitura e Escrita.

Apresentação Musical dos alunos do 4º e 5º anos

Apresentações musicais, sarau de poesias e oficinas de música, reciclagem, grafite e customização de camisetas (onde participaram ativamente os alunos do Ensino Fundamental 2 e e Ensino Médio) proporcionaram formas diferentes de vivências literárias, com muita interação, transformando-se em uma verdadeira celebração da nossa Literatura.

Alunos em apresentação Musical e Sarau de Poesias

A Feira de Troca de Livros, parte marcante deste evento que é organizada pelos professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, permitiu mais uma vez que os leitores participantes atualizassem seus acervos pessoais através da troca de títulos, substituindo os já lidos por outros de seu interesse, compartilhando assim suas experiências com outros leitores.

Profa. Raquel Vicco na Feira de Troca de Livros

Neste segundo ano de realização, a Feira contou com a participação dos alunos da Ed. Infantil ao Ensino Médio, enriquecendo ainda mais as experiências de socialização da leitura. Segundo as palavras da idealizadora deste projeto, Profa. Raquel Vicco: "A troca dos livros no Encontro Literário de 2015 foi um sucesso, e este ano superou ainda mais as nossas expectativas... Foi maravilhoso! Ver a alegria no rosto das crianças é encantador!".

Além da troca, a Feira teve um importante papel de democratização da leitura, já que que títulos que foram doados pelos participantes serão entregues a dois projetos, o da Rede Ler e Compartilhar, na região nordeste do país, e o da Biblioteca Modular, pertencente à Viagem Pedagógica e Educacional dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, que terá início este ano na Ilha do Cardoso.

Praça de Alimentação

E como não poderia faltar o ato solidário presente na maioria dos eventos do Marupiara, alunos do Ensino Médio e do NES (Núcleo de Empreendedorismo Social) uniram-se, e realizaram uma praça de alimentação com o especial propósito de arrecadação de fundos para o auxílio de uma criança com necessidade de tratamento especial da Comunidade de Noiva do Cordeiro, local que é visitado anualmente pelos alunos na Viagem Pedagógica e Educacional dos alunos do Ensino Médio.

Vivências e socializações literárias... Da poesia em diferentes linguagens à solidariedade... Certamente foi muito mais que um simples evento literário... Por isto, a todos que estiveram conosco dedicamos com um coração cheio de poesia uma só palavra: gratidão.

Da Redação



Comentários