Projeto de Robótica no Maru


No mês de março eu e mais 13 estudantes fomos convidados à participar do Projeto de Robótica do Núcleo de Robótica do Maru.

Do total de 14, somente 10 estudantes fizeram o Curso neste semestre. Logo no primeiro dia de aula o Prof. Thomas Jun Yamasaki nos passou uma charada para verificar como estava nosso raciocínio lógico, tão importante para acompanhar o projeto. Nas aulas seguintes, começamos a aprender o básico de programação, usando o Scratch, linguagem de programação visual em que podemos controlar personagens, fazer animações ou criar jogos simples.

No decorrer do curso passamos a utilizar o S4A, software que é uma modificação do Scratch para Arduino (modelo de placa eletrônica que usamos nos testes). Fizemos ligações com fios, entre o Arduino e uma luz L.E.D, para que esta acendesse ao ocorrer algum evento, como uma tecla ser pressionada, ou a luz do ambiente ser ligada. Fizemos isso por várias semanas, só que de formas diferentes...

Nas últimas três semanas do curso, conseguimos fazer um carro elétrico usando 4 motores, um Arduino e uma outra placa de motor anexada àquele Arduino. Desta vez utilizamos um outro programa que tem o mesmo nome da placa, ou seja, “Arduino”. Na última aula terminamos de construir o carro e programamos para que funcionasse. Deu tudo certo! Foi muito bom ver o carro andando depois de tanto tempo de trabalho! Espero que este Projeto continue, pois assim poderemos aprender muito mais sobre robótica. Valeu Maru!

Por Eduardo Antunes
Estudante do 9º ano EF
Participante do Projeto de Robótica

Para o Marupiara.Net


Alunos do Projeto de Robótica
(Fotos: Viviane Caires)


Comentários