Marupiara realizou seu 7º Workshop “Dialogando com as Profissões”



No dia 1º de setembro foi realizado o 7º Workshop “Dialogando com as Profissões”.

Nossos estudantes do Ensino Médio tiveram a oportunidade de dialogar com profissionais e estudantes de diversas carreiras e instituições. O relato do percurso destes profissionais, desde a escolha do curso universitário até a entrada ao mercado de trabalho, foi a tônica do encontro. Com os estudantes universitários, nossos alunos tiveram a oportunidade trocar diferentes experiências, desde o período escolar às atividades atuais.

Este Workshop é uma intervenção realizada pelo Projeto Escolha Certa, que tem como objetivo problematizar as carreiras e as profissões almejadas por nossos estudantes e orientá-los na escolha das faculdades e seus respectivos exames de seleção.

No dia, cada estudante participou de três palestras, nas quais se inscreveu previamente. Abaixo são apresentadas as palestras, bem como os minicurrículos dos palestrantes.

Esperamos que este evento mais uma vez tenha auxiliado na escolha de nossos estudantes, abrindo-lhes novos horizontes profissionais.

Por Luciana Zeidan
Projeto Escolha Certa

Workshop DP - Palestras do dia 01/09/2017


MINICURRÍCULOS

Sandra Duarte 

Cirurgiã Dentista formada pela Unicid em 1993, Sandra é especialista em Dentística Restauradora pela APCD; especialista em Implantodontia pela Unicid; foi professora dos cursos de formação de ASB e TSB (Auxiliar em Saúde Bucal e Técnico em Saúde Bucal) APCD Central de 1994 à 2010 e professora dos cursos de Atualização em Dentística Restauradora na APCD Central de 1995 à 2009. É co-autora do livro “ASB e TSB Odontologia de Qualidade”.  Desde janeiro de 1994 atua em Consultório Odontológico. 


Giovanna Ignácio Quarterone 
Giovanna Ignacio Quarterone, 21 anos, é estudante do curso de Rádio, TV e Internet na Faculdade Cásper Líbero. Realizou cursos na área de Motion Design (Illustrator, Photoshop e After Effects) no centro de treinamentos DRC. Tem em seu currículo a apresentação de trabalhos acadêmicos: pesquisa de Iniciação Científica em três congressos, sendo eles, COMUNICON (Congresso Internacional em Comunicação e Consumo), CONIC (Congresso Nacional de Iniciação Científica), e IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE SEMIÓTICA DO CHILE. No momento, atua na empresa BroadNeeds, produzindo conteúdo de comunicação visual corporativa. Desenvolvendo o Trabalho de Conclusão de Curso na Comunidade Noiva do Cordeiro, em forma de webdocumentário. 


José Paulo Militão de Araujo 

Advogado formado pela Universidade Mackenzie, em 1995, e especializado em Direito do Comércio Internacional (2010) e em Direito dos Contratos (2004), pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS). Sócio fundador da MILITÃO DE ARAUJO - SOCIEDADE DE ADVOGADOS, realiza a elaboração, análise e revisão de contratos, bem como de documentos vinculados e pertinentes a tais contratos, além de emissão de pareceres jurídicos. Atua, ainda, na assessoria de empresas estrangeiras que desejam desenvolver suas atividades em território brasileiro em todas as etapas e necessidades. Autorizado pelo Ministério da Justiça e Polícia Federal do Brasil a atuar em procedimentos de adoções internacionais tem ampla experiência em processos de adoção internacional, em todas as suas etapas. 



Pietro Pieri 

Concluiu o ensino médio Colégio Marupiara em 2015 e cursa o 4º semestre de Oceanografia na Universidade de São Paulo. Participou da Pré Iniciação Cientifica também na Universidade de São Paulo em 2014.


Lucimara Perozzi 

Nutricionista formada pela Universidade de Guarulhos em 1997, Lucimara é pós graduada em nutrição esportiva pela Escola Paulista de Medicina (1999) e, entre outros cursos, realizou formação em Gerenciamento de Desenvolvimento Profissional e Consultoria Técnica Nutricional - SESI; Atendimento Nutricional Personalizado Domiciliar e em Consultório Sindicato dos Nutricionistas; Prevenção de Acidentes de Trabalho para Agentes Multiplicador. Consult Ass.e Consult. Em Segurança do Trabalho; Curso Teórico e Prático de Obesidade. Universidade São Marcos; Qualidade total na Administração dos Serviços de Alimentação I Hospital do Câncer – SP; Qualidade total na Administração dos Serviços de Alimentação II Hospital do Câncer – SP; Programa de Desenvolvimento em Multisserviços SENAC; Legislação Sanitária-Atualização 2016 IMEN Educação; Elaboração de Check list e Auditorias de Qualidade 2017 IMEN Educação; Consultoria em Restaurantes 2017 IMEN Educação. 


Guilherme Gallé 

Guilherme mais conhecido como Gallé, tem 23 anos, é designer gráfico formado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e artista de rua. Começou a pintar nas ruas em meados de 2009, com 17 anos foi vencedor do prêmio ‘FIAT Infinitas Possibilidades de sua Arte’, já ministrou aulas, worshops e palestras sobre grafite. Já expôs seu trabalho no Auditório Oscar Niemeyer, localizado no Parque Ibirapuera. Hoje possui seu próprio ateliê, vive e trabalha com arte. Atualmente também é assistente e braço direito de um dos principais artistas plásticos do Brasil, José Roberto Aguilar, artista que desde sua emergência na VII Bienal de São Paulo, em 1963, foi reconhecido por Mário Schenberg como um dos pioneiros da Nova Figuração e do Realismo Fantástico no Brasil. 


Roselene Maria de Toledo 

Psicóloga. Universidade Cruzeiro do Sul (2009). Monitora de casos de adoção do Núcleo de Estudos e Atendimento Psicológicos (2010). Aluna de extensão em: Avaliação Neuropsicológica. Universidade Cruzeiro do Sul (2009). Coordenação Msª Katerina Lukasova. Clinica do adolescente: Uma compreensão Psicodinâmica e Maternidade e Paternidade na Adoção: Possibilidades de Intervenção e Escuta no Instituto Sedes Sapitiae (2010). Introdução à abordagem centrada na pessoa com ênfase em psicoterapia - Centro de Estudos e Encontro da Abordagem Centrada na Pessoa (2010). Coordenação Ms. Marcos Alberto da Silva Pinto. Aluna em Pós-Graduação em Psicologia Analítica – Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (2013). Roselene foi premiada pelo Conselho Regional de Psicologia SP na “I mostra estadual de práticas inovadoras em Psicologia – Prêmio Madre Cristina”, pelo trabalho “Diálogos por uma cultura da adoção: Grupos de apoio e reflexão a candidatos à adoção.” No evento realizado nos dias 10, 11 e 12 de Dezembro de 2009, no APAS. 


Juliana Hortêncio Scialis 

Arquiteta, graduada em 1998 pela Universidade de Guarulhos, e pós graduada pelo IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (ex. Escola Técnica Federal de São Paulo) em Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído – Edifícios (2010). Trabalhou como arquiteta coordenadora de projetos empresas como CPTM, atuando com licitações; Prefeitura de Osasco onde desenvolveu projetos de edificações, instalações e luminotécnica além de ter atuado como supervisora de licitações. Integrante de escritório desde 2010, Juliana tem papel atuante no desenvolvimento, coordenação e acompanhamento dos principais projetos. Associada desde 2010 à AsBAI (Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação), atuou como suplente na Diretoria Social desta organização no biênio 2011-2012. Juliana participa regularmente de cursos, feiras, congressos e fóruns, como o LedFORUM. Em 2009 proferiu a palestra Iluminação Natural e Artificial – Técnicas atuais e Novas Tecnologias no IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 


Wagner Vilela 

É formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco, fez especialização em Administração Esportiva e suas experiências profissionais incluem ser: Professor Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio (Colégio Esperança); Técnico de volleyball (ADPM); Técnico de Volleybal (Arujá/Chevrolet); Técnico de Volleyball (Nippon Country Club); Técnico de Volleyball (Seleção Brasileira Nikkey); Coordenador de Esportes (Nippon Country Club); Coordenador de Eventos (Nippon Country Club); Diretor de Marketing (Nippon Country Club); Gestor (Nippon Country Club). 


Renato Dilago 

Jornalista e documentarista, formado na Universidade São Judas, com pós-graduação pela Universidade de Navarra, na Espanha, onde desenvolveu uma tese sobre o Segredo Profissional dos Jornalistas. Por quase 20 anos, atuou como editor e diretor de documentários em grandes emissoras de televisão como Record e SBT, tendo dirigido dezenas deles no Brasil e ao redor do mundo, em lugares como Egito, Israel, Alemanha, Espanha, México, Chile, Inglaterra, Holanda, entre outros. Das coberturas especiais que participou estão a Guerra Civil no Haiti e a Eurocopa na Áustria. Foi membro do Comitê Artístico do SBT e teve três de seus documentários Finalistas do Prêmio Esso de Telejornalismo, o mais importante do país. É formado pelo Curso Livre de Interpretação para Locutores e Jornalistas do Espaço Renoir e foi narrador de um programa sobre natureza selvagem, ainda pelo SBT. Dilago tem 42 anos, também é músico e atualmente sócio da produtora de conteúdo audiovisual OKTOPUS, especializada em séries e filmes documentais. 


Giulia Caliolo Ierardi 

Após um ano e meio de cursinho no Anglo unidade Tamandaré, Giulia está cursando o 2º ano de medicina na Faculdade de Medicina Santa Marcelina. Participa da Liga de Medicina Legal como Diretora de Pesquisa e extensão. Participa também do Grupo de trabalho voluntario “Universitários do Abraço”, em que realiza visitas semanais a enfermaria do Hospital Santa Marcelina e participa de projetos sociais como o Mc Dia Feliz. 


Isabela Lazarini 

Concluiu o ensino médio no Colégio Marupiara. Está finalizando a graduação em Comunicação Social com habilitação em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Suas experiências profissionais incluem: Assistente de Direção de Arte no filme da Paris Filmes: Meus 15 anos (2017); Ass. de Direção de Arte no filme da Ananã Filmes: Eu fico loko (2017); Ass. de Direção de Arte no filme da Paris Filmes: Carrossel 2 (2016); Ass. de Direção de Arte no filme da Paris Filmes: Um namorado para minha mulher (2016); Ass. de Direção de Arte no programa de TV da Discovery H&H: Troca de Estilos, 2ª temporada (2016).

Comentários