16º Bunkasai: um compartilhar da Cultura Japonesa


No último sábado sábado, 11 de março, o Marupiara realizou seu 16º Bunkasai, Festival Cultural Japonês, que ofereceu uma pequena mostra das manifestações culturais do Japão.

Exposições, apresentações, oficinas e um estúdio de fotografia, onde visitantes podiam se caraterizar com vestimentas japonesas, foram atividades marcantes do evento que também contou com a apresentação dos tradicionais tambores japoneses (Taikô) do grupo Requios Gueino Dokokai, e a realização de caricaturas em Mangá de Fabio Shin e sua equipe.

Taikô (acima) e Rádio Taissô (abaixo)
Fotos: Marupiara.Net
O evento, que durou cerca de cinco horas, foi encerrado com uma apresentação de Line Dance dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, que além de organizarem todo o evento, também realizaram uma especial homenagem ao Prof. Bruno, professor de Língua Japonesa, que estava em despedida do Marupiara, após dois anos de intercâmbio cultural por intermédio da JICA (Japan International Cooperation Agency).

Homenagem do 3º ano EM ao Prof. Bruno
Foto: Marupiara.Net

Como em anos anteriores, o 16º Bunkasai, que também teve uma praça de alimentação com típicos pratos da culinária japonesa, proporcionou a todos os presentes uma maior proximidade à esta cultura oriental, de forma a permitir que estudantes e convidados conhecessem diversos aspectos da mesma, desconstruindo estereótipos e incentivando a observação dos aspectos positivos dos costumes dos japoneses, tais como disciplina, paciência e sentido de comunidade.

Agradecemos a todos os que compartilharam conosco estes momentos de troca cultural e, em especial, aos alunos do 3º ano do Ensino Médio que fizeram do 16º Bunkasai um verdadeiro sucesso!

Da Redação
Marupiara.Net


Imagem de divulgação do evento
Design: Daniel Mota Pérez


Veja abaixo como foi a programação do evento.



Comentários