Estudantes do Ensino Médio do Marupiara participaram da III Sedcitec Jr


TRÊS PROJETOS DE PESQUISA DE ESTUDANTES DO MARUPIARA
FORAM APRESENTADOS NA III SEDCITEC JR EM NOVEMBRO

No último mês de agosto, três projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes do Núcleo de Estudos Científicos do colégio receberam destaque na V Mostra de Projetos Científicos do Marupiara (MPCM). Foram eles:
  • A importância dos telhados verdes nos centros urbanos - estudantes: Arthur Rosa dos Santos (3° ano A), Matheus Batistão Caramelo (1° ano A), Victor Sousa Ferreira (3°ano B) e Vitor Alexandrino Carnevale Gontijo (3° ano B).
  • Engenharia de Transportes/Geodésia - Pré-IC USP 2019 - estudantes: Júlia Favoni Piovezani (2° ano A), Júlia Lemes Tonon (2° ano B) e Maria Luisa Mizuno de Oliveira (2° ano A).
  • O plástico como protagonista da indústria de descartáveis - estudante: Luiza Bustamante Despirto (3° ano B).
Pelo mérito e reconhecimento, os estudantes acima citados foram convidados a participar da III Semana de Educação, Ciência e Tecnologia Júnior (III SEDCITEC JR), que ocorreu em 12 novembro de 2019 no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no Bairro Canindé.

A SEDCITEC Jr é uma oportunidade de vivência acadêmica, através de uma competição entre projetos científicos de estudantes do 6° Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio e o Ensino Técnico. O objetivo da feira é estimular a criatividade, através de uma cultura investigativa de inovação, integrando-a aos processos de pesquisas e trabalhos científicos, fomentando assim o surgimento de futuros pesquisadores.

Dentre os 21 participantes do Ensino Médio e Técnico, os estudantes do Marupiara permaneceram entre os 10 primeiros colocados, com ótimas avaliações.

Parabenizamos a todos os professores, estudantes e colaboradores, que estiveram presentes nessa jornada, pelo esforço, comprometimento e perseverança. Que venham as novas conquistas em 2020!


Do Núcleo de Estudos Científicos - NEC
Para o Marupiara.Net


Estudantes: Maria Luíza, Júlia Favoni e Júlia Lemes
Engenharia de Transportes 

Arthur Rosa, Victor Sousa, Vitor Alexandrino e Matheus Batistão
Os telhados verdes nos centros urbanos

Luiza Bustamante
O plástico como protagonista da ind. de descartáveis

“A III Sedcitec Júnior, promovida pelo Instituto Federal de São Paulo, me proporcionou uma experiência inesquecível. Assim como a MOSTRATEC, a feira dá voz a todos os estudantes que amam a educação e lutam pela sua melhoria, e oferece espaço para esse encontro de jovens investigadores. Apesar do cansaço físico, a alegria de produzir conhecimento, e aprender mais sobre a ciência antes não desvendada, foi suficiente para aquecer alma e coração em perseverança nesse caminho, às vezes desvalorizado, que é o da pesquisa. Com certeza a feira transformou o meu perfil investigador, tornando-o mais forte e corajoso. Agradeço intensamente à rede de apoio proporcionada pelo Colégio Marupiara, materializada na contribuição e presença do corpo docente e das laboratoristas, e também ao suporte dado com sucesso pelos meus familiares e amigos.”

Aluna Luiza Despirto (3° ano B)

Fotos: Acervo NEC e Marupiara.Net

Comentários