Visita à Poli/USP


O Colégio Marupiara proporcionou, neste 20 de março, a alguns alunos do 9º ano do EF ao 3º ano do EM, a possibilidade de uma visita à Escola Politécnica da USP com objetivo de vivenciarem um pouco o universo da pesquisa e da vida universitária. 

A visita teve como primeiro destino o TPN (Tanque de Provas Numérico) - simulador computadorizado de uma plataforma em alto mar, em escala reduzida. No local os alunos assistiram, em companhia do Prof. Cheng Liang Yee da Engenharia Naval, a um vídeo demonstrando várias formas de pesquisa na área da engenharia de gás e petróleo. 


O segundo destino foi o Centro de Engenharia de Conforto da Embraer, que estuda o espaço interior de aeronaves para proporcionar maior conforto e bem-estar aos passageiros durante uma viagem aérea. Neste local, os alunos participaram tanto das simulações do momento anterior ao vôo, quanto dos procedimentos dentro da aeronave, participando como passageiros dos testes de verificação de temperatura ideal, espaço necessário, garantia de conforto e bem-estar, além das simulações de necessidades extras para prevenção de possíveis situações de risco. 

Mais que uma visita, esta saída permitiu o contato com as novas tecnologias que estão em desenvolvimento na área naval e aeronáutica. Por isto, nosso agradecimento ao nosso diretor, Prof. Armando Tachibana, que pelo seu contato com professores da Escola Politécnica/USP nos proporcionou este grande privilégio. 

Que o Colégio possa realizar em breve mais saídas interessantes como esta, e que nestas próximas saídas outros alunos do Marupiara tenham a mesma oportunidade e privilégio que tivemos. 

Pietro Pugliesi e Bruno Monteiro
Depto de Jornalismo/NCS
2º ano EM





Comentários