Prof. José Pacheco visitou o Marupiara

Prof. Pacheco com rrepresentantes do Grêmio e Núcleos do Marupiara

No dia 7 de maio, mais uma vez o Colégio Marupiara teve a honra e a alegria em receber a visita do Prof. José Pacheco, uma das maiores referências em educação nos países de Língua Portuguesa.

O Prof. Pacheco conversou com o primeiro e segundo anos do Ensino Médio, contando um pouco de sua jornada pela educação. Nesta conversa também estiveram presentes alguns professores e pais convidados.
Com um discurso excepcional, o fundador da Escola da Ponte conseguiu mostrar para dezenas de adolescentes que é possível sim aprender, sem se conter às regras de um ensino tradicional. Pacheco também ressaltou como é importante o desenvolvimento da solidariedade na formação de uma sociedade.

O método de ensino que ele sugere é extremamente interessante e didático, onde os alunos aprendam em conjunto com o professor, e não simplesmente que ele os ensine exatamente o que sabe. Ficou confuso? Vamos a um exemplo... Um aluno quer saber por que só existem pinguins no Polo Sul. Então o professor sugere que façam um projeto. Mas no que consiste este projeto? Pesquisa! A boa e velha pesquisa em livros, na internet, perguntando para outras pessoas, qualquer forma é válida, ligando uma coisa à outra. Observe que o aluno quis saber por que só tem pinguins no Polo Sul. Ao pesquisar, descobre que a localização atual dos pinguins está relacionada a um evento pré-histórico do período em que os continentes se separaram. Neste momento acabam descobrindo também que a mesma explicação serve para os ursos polares no Polo Norte. Ou seja, já aprenderam sobre a separação dos continentes, a posição de alguns animais nos Polos, e a razão por estarem lá. Uma coisa levando à outra, e assim por diante. Simples, mas incrível, não é?

Resumindo, o prof. Pacheco não só estabelece um modelo de educação fantástico no quesito de aprendizado coletivo, como também suas iniciativas incentivam as pessoas a contribuírem na formação de uma sociedade melhor. Gratos, professor!

Quer saber mais sobre o Prof. José Pacheco, ou sobre a Escola da Ponte? Simples, faça um projeto! 

Incentive essa ideia! :)
 Por Victor Pugliesi (1º ano EM)
Depto de Jornalismo/NCS

Comentários