Visita de Slim Rimografia

Slim ao lado do aluno Gustavo Novak (esq.) e Thiago Beats (dir.) / Foto: Felipe Mesquita
No dia 05 de setembro, os alunos do Colégio Marupiara tiveram a honra de receber o artista Valter Araújo, conhecido como Slim Rimografia – rapper e compositor brasileiro. Sua visita ocorreu por conta da utilização de sua adaptação referente ao poema de Castro Alves, O Navio Negreiro, como obra de estudos e discussão pelos alunos do Ensino Médio. Entre as abordagens feitas, encontram-se temas como o preconceito, a escravidão e o racismo.

Durante o encontro, Slim contou um pouco sobre sua trajetória artística, ressaltando a grande importância do grafite e do hip hop como os principais motivadores de sua busca pela informação e conhecimento, agarrando-se a tais manifestações artístico-culturais como norte para enfrentar as dificuldades impostas pela vida. Além disso, o autor respondeu perguntas realizadas por alguns alunos e professores, as quais tratavam sobre questões relacionadas ao preconceito e a escravidão na sociedade contemporânea e a sua relação com o poema por ele adaptado.

A respeito do preconceito na sociedade brasileira atualmente, o palestrante afirmou que é algo que o espanta, ao longo que ocorre de maneira constante entre os indivíduos da sociedade, porém, de modo velado, fazendo tal problema a passar despercebido em muitos momentos. Assim como também ocorre com o preconceito, o artista afirmou que a escravidão ainda está presente nos dias de hoje, sendo um exemplo disso a relação do capital e do consumismo, que submetem os indivíduos por uma constante busca pela felicidade que nunca se extinguirá. Por fim, antes da bela apresentação musical, acompanhado por Thiago Beats, seu parceiro, o autor tratou da questão da diversidade cultural em nossa sociedade, afirmando que todos os indivíduos são iguais a partir do momento em que têm consciência de suas diferenças, possuindo variados valores e o direito do respeito e da aceitação, sejam eles externos ou internos.

A palestra proporcionou aos alunos, além de um bom momento de diversão, maior reflexão sobre assuntos que sempre estiveram, e cada vez mais são evidenciados e discutidos na sociedade. Conhecimento que será utilizado para a construção de sujeitos ativos que pensem o mundo de uma maneira melhor.
Por Mariana Simões de Freitas para o NCS

Comentários