1º Colóquio Biogeográfico Amélia-Marupiara

Foto: NCS / Apresentação dos Alunos do E.E. D. Amélia de Araújo no Marupiara

Entre os dias 24 e 27 de Novembro de 2014, o Colégio Marupiara e a E.E. Dona Amélia de Araújo promoveram o 1º Colóquio Biogeográfico Amélia-Marupiara: Trabalho de Campo e Sócio-Biodiversidade. Tal evento teve como objetivo a apresentação dos trabalhos resultantes dos estudos do meio realizados por cada uma das escolas, assim como promover a discussão sobre o ser humano e a natureza, o consumismo exacerbado e a sustentabilidade para a sobrevivência do Mundo.

Na abertura do evento, em 24 de novembro, realizado na E.E. Dona Amélia de Araújo, houve a execução do Hino Nacional, e o Prof. Diego, que leciona Geografia em ambas as escolas, apresentou o cronograma das atividades e a importância daquele encontro, que além promover a discussão socioambiental, também estava permitindo a integração entre as duas instituições. Neste primeiro dia, o Prof. de Geologia Valdeci Benedito Magianelli proferiu a palestra: Caracterização Geoambiental da Estância Turística de São Pedro/SP e a Profa. de Biologia Priscila Cristina Leite a palestra: Aspectos ecológicos de organismos aquáticos em seus ambientes naturais – Itanhaem – SP.

No dia 25 de Novembro, nas dependências da E.E. Dona Amélia de Araújo, os alunos do Ensino Médio do Colégio Marupiara levaram suas vivências e pesquisas sobre os temas abordados nas viagens à Ilha do Cardoso/Cananéia, Minas Gerais (Noiva do Cordeiro, Cidades Históricas, Inhotim e Caraça) e Rio Grande do Sul. Após as apresentações, surgiram discussões, perguntas e socializações entre os alunos das duas escolas.

No dia 26, foram os alunos do Ensino Médio da Dona Amélia que visitaram o Colégio Marupiara, apresentando suas pesquisas e vivências educacionais e sociais do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba e da Praia/Mangue do Guaraú. Ao término das apresentações, o mesmo processo de socialização do dia anterior também se configurou, gerando uma grande e enriquecedora discussão acerca do que é o consumismo e como este se estabelece frente ao homem e suas consequências na natureza.

No último dia, 27 de Novembro, exibiu-se o documentário “Lixo Extraordinário”, de Vik Muniz, e, na sequência, ocorreram três mesas redondas: Uma prática pedagógica - reciclagem na escola, com a participação dos professores Andréa Rodrigues Pereira e Diego; Reflexões – a arte, o social e o político, com os professores Gustavo Idelbrando Curado, Nathália e Tatiane Nakamoto; e, por fim, Um ponto de esperança - para o quê e como é concebido o “lixo” social e ambiental, com os professores Sebastião Soares e Luis Henrique Costa.

Este primeiro colóquio proporcionou, não só a troca de experiências e vivências, como provocações que ficaram gravadas nos alunos, estimulando e ampliando o pensamento crítico-reflexivo frente às questões sociais e vitais para a sociedade e para o mundo que, no futuro, será administrado e zelado exatamente por estes mesmos jovens.

Tornamos nossas as palavras do Prof. Sebastião: "Nosso agradecimento a toda organização deste evento, em especial ao Prof. Diego, que demonstrou, que pelo menos para nós, não existem diferenças entre a escola pública e privada."


Por NCS/Depto de Jornalismo

Comentários