1° CONSCIÊNCIAS EM MOVIMENTO


Imagem: Rafael Ryo

No dia 17 de novembro o Colégio Marupiara realizou o 1º Consciências em Movimento. Este Encontro reuniu pensadores das áreas de Artes Visuais, Cinema, Direitos Humanos, Educação, Literatura e Música, a fim de se discutir com alunos e educadores os seguintes temas, que julgamos de grande relevância acadêmica e social na contemporaneidade:
  • A desigualdade no Brasil em suas dimensões racial, social e de gênero;
  • Os 50 anos do Golpe civil-militar de 1964, os crimes de Estado, a memória histórica e os trabalhos da Comissão da Verdade;
  • As perspectivas de vida profissional e acadêmica dos jovens na sociedade brasileira atual.
  • O universo da Literatura Infantil e Infantojuvenil.
Entendemos que a proposta de uma data para nos debruçarmos reflexivamente, no âmbito escolar, sobre qual sociedade somos e qual desejamos ser, é muito importante. Acreditamos, com este evento, termos contribuido decisivamente para o aprofundamento de questões tão importantes para a constituição de uma cultura da democracia plena pelas gerações atual e futura. Buscamos, dessa forma, ampliar o enfoque proposto pelo Dia da Consciência Negra, data que julgamos ser um momento de extrema relevância para pensarmos ideias e ações para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Dentre os convidados, estiveram presentes: Adriano Diogo (Deputado Estadual), Cadão Volpato, Flavio Paiva, Fernando Luiz, Francisco Flávio Ribeiro Viana, Gustavo Idelbrando Curado, Luciano Tasso, Luis Gustavo Reis da Silva Lima, Manuel Filho, Marco Aurélio Olimpio, Marco Haurélio, Marta Garcia, Rogério de Moura, Sérgio Merli, Slim Rimografia e Vera Paiva. 



Por NCS/ Texto: Secretaria Marupiara

Foto: Zen Tachibana

Comentários