Alunos do 6º ano visitaram o Museu de Geociências da USP

Em 09 de abril, os alunos do 6º ano visitaram o Museu de Geociências da USP. Esta saída está atrelada à Viagem de Estudo do Meio de São Luiz do Paraitinga e aos Projetos de Leitura e Escrita dos livros: “O solo sob nossos pés”, “A festa do Saci” e “O senhor da água”.


Esta visita possibilitou aos nossos alunos vivenciar, ampliar e relacionar os conceitos científicos sobre a formação das rochas e minerais, ao estudo do solo e da água, de forma contextualizada, contemplando as disciplinas de Ciências, Geografia e Língua Portuguesa. 

O museu de Geociências da USP possui um dos mais importantes acervos do país. São 45.000 amostras de minerais, minérios, gemas, rochas, espeleotemas, meteoritos (entre estes o Itapuranga, o terceiro maior do Brasil) e uma grande coleção de fósseis - com importantes espécimes brasileiros. 

Um dos papéis da Geologia é a preocupação com a qualidade da ocupação e aproveitamento dos recursos naturais, que compreendem desde o solo, até os recursos energéticos e matérias primas industriais. Nosso objetivo foi favorecer um estudo dinâmico das relações entre o ser humano e a natureza, de forma que os alunos façam um estudo crítico, porém concreto sobre os assuntos abordados nos livros e aulas. A partir deste estudo em campo, pretendemos que os alunos ao longo dos anos tenham informações necessárias e fundamentais para sua formação e atuação reflexiva na sociedade.

Da Redação Marupiara.Net






Alunos do 6º ano no Museu de Geologia
(Fotos: Manoel Lázaro e Renata Molero)

Comentários