Encontro com o Prof. José Pacheco



Hoje, 23 de abril, o Prof. José Pacheco mais uma vez esteve presente em um encontro com alunos e educadores no Marupiara. Neste encontro, tratou dos mais diversos assuntos relacionados à formação e consolidação da escola democrática no Brasil.

Pela manhã, das 10h00 às 12h30, o Prof. Pacheco conversou com os alunos pertencentes aos Núcleos de Estudos de nosso Colégio, e à tarde, a partir das 14h30, dialogou com 30 educadores convidados, com transmissão AO VIVO pela Marupiara.Net TV.


José Francisco de Almeida Pacheco (10 de maio de 1951) é um educador, pedagogo e pensador português, grande dinamizador da gestão democrática na Educação. Especialista em Leitura e Escrita, é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordenou desde 1976, a Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes, até à data da sua aposentadoria. Está colaborando desde Abril de 2011 no Projeto Âncora, uma ONG em Cotia/SP, que segue o mesmo ou idêntico modelo de ensino. No dia 8 de Maio de 2004 foi feito Comendador da Ordem da Instrução Pública, pelo Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio.

Dentre suas obras, destacam-se:
  • "Aprender em Comunidade" (2014) - Ed. SM
  • "Dicionário de Valores" (2012) - Ed. SM
  • "Pequeno Dicionário das Utopias da Educação" (2009) - Ed. Wak
  • "Escola da Ponte: formação e transformação da Educação" (2008) - Ed. Vozes
  • "Caminhos para a Inclusão - ..." (2007) - Ed. Artmed
  • "Para Alice, como amor" (2006) - Ed. Cortez
  • "Para os filhos dos filhos dos nossos filhos" (2006) Ed. Papirus
Este evento foi uma realização do Marupiara.Net / Colégio Marupiara com o apoio cultural da Editora FTD.

Da Redação

Para assistir à gravação deste evento clique no ícone abaixo
ou acesse a área de VÍDEOS de seu Marupiara.Net App

REALIZAÇÃO
Marupiara.Net
Colégio Marupiara


APOIO CULTURAL



Comentários