2º Consciências em Movimento (atualizado: 12/06/2015)


Como na 1ª edição, o Colégio Marupiara promoveu, neste dia 12 de junho, o 2º Consciências em Movimento, um encontro de pensadores de diversas áreas com educadores e estudantes do 9º ano EF ao 3º ano do EM, cujo objetivo foi discutir questões de relevância acadêmica e social. Dentro dessa perspectiva, foram tivemos os seguintes eixos temáticos: 1) Diversidade cultural, étnica, de gênero e social no Brasil contemporâneo; 2) A Política brasileira contemporânea e os desafios para a consolidação da vida democrática plena, e; 3) A juventude e os desafios que a envolvem na sociedade atual.

Para o Colégio, a escola deve assumir um papel de aglutinador dos temas que afetam o cotidiano social. Assim, entende-se que é seu dever trazer à tona da troca elevada, temas que sem dúvida permeiam as discussões em vários âmbitos sociais. No Marupiara, buscamos fazê-lo de forma profunda e com a colaboração de pensadores reconhecidos no cenário intelectual brasileiro contemporâneo.

É nosso objetivo também sempre promover essas discussões a fim de consolidar nosso compromisso público em pensarmos ideias e ações para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

EVENTO

Na primeira parte da manhã, os alunos assistiram oficinas, palestras e apresentações de convidados de diversas áreas culturais (veja a biografia de cada convidado - clique aqui).

Durante o intervalo, alunos do 3º ano do EM reapresentaram a intervenção teatral: "A Exumação da Ditadura", que foi assistida por todos os alunos do 6º ano do EF ao 3º ano do EM, bem como por todos os convidados do 2º Consciências em Movimento.

Bernardo Kucinski (foto: Gustavo Novak)

Na segunda parte da manhã (10h00 às 12h30), o escritor e jornalista Bernardo Kucinski, convidado especial do evento, conversou com os alunos sobre temas políticos e sociais, além do conteúdo de seu livro "K. - Relato de uma Busca" da Ed. Cosac Naify.

Da Redação do Marupiara.Net


Assista à gravação do Encontro com B. Kucinski
 clique no ícone abaixo ou acesse a área de
VÍDEOS de seu Marupiara.Net App

Veja as fotos deste evento em nosso Facebook
ou na área de FOTOS do Marupiara.Net App

Fotos das Oficinas e do Encontro com Bernardo Kucinski durante o 2º Conciências em Movimento, realizado em 12/06/2015.

Comentários