Parceria à Distância


No último dia 19 de agosto, os alunos do Marupiara tiveram uma experiência única. Duas escolas, duas professoras, quatro turmas... E muita disposição, inspiração e talento dos alunos num projeto único e original de Composição em Parceria à Distância.

Este foi o mote para a saída dos alunos do 6° ano para a Escola Esfera Internacional, em São José dos Campos, quando realizamos a etapa final do trabalho: o encontro dos parceiros musicais em um dia de Ensaios Abertos, momentos de brincadeiras e conversas entre os grupos. Momentos também de vivenciar, finalmente, a obra completa dos parceiros.

Fomos recebidos por anfitriões muito generosos que nos ofereceram um espaço valioso na sua rotina. Lá realizamos ensaios abertos para a Educação Infantil, almoçamos no refeitório, junto a outros alunos da escola, bem como nos acomodamos na Biblioteca para uma conversa sobre o projeto. Também participamos de uma atividade esportiva de integração, e ganhamos uma pequena "festa" de despedida, com iniciativa dos alunos da Escola Esfera.

As peças compostas ganharam outra expressão, quando cada uma das partes se encontraram, afinal cada turma compôs um tema musical para que a turma da outra escola compusesse o arranjo/orquestração para seus temas, e vice-versa. A experiência em ouvir suas composições tomaram novas formas, enriquecidas com as ideias de seus parceiros. Foi uma oportunidade de grande relevância na formação estética musical, contribuindo para aprofundar o senso crítico, estimular uma direção diferenciada da escuta. Vivência inalienável!

Estiveram juntamente com os alunos do 6º ano, as professoras Luciane (Música), Talita (Espanhol), Juliana (Artes) e Bruno (professor japonês em estágio no Brasil).

As gravações das composições musicais podem ser ouvidas na área "Áudios / Composições Musicais" no Marupiara.Net App.

Por Prof. Luciane Moraes


Veja as fotos desta saída em nosso Facebook

ou na área de FOTOS do Marupiara.Net App
(Fotos by Profas. Luciane/Talita/Juliana)


Saída Musical: ESFERA e MARUPIARA - Parceria à Distância

Comentários