Professores do Ensino Básico do Japão visitam o Marupiara


No dia 04 de agosto, o Colégio recebeu um grupo de nove professores do Ensino Básico vindos diretamente do Japão. Eles vieram ao Brasil com o apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para conhecer um pouco mais da cultura brasileira. O objetivo é desenvolver um espírito crítico abrangente, que respeite e integre as diferenças culturais de vários povos. Os professores visitantes passam duas semanas no Brasil conhecendo algumas instituições com esse propósito, e neste ano o Colégio Marupiara foi uma das instituições escolhidas para contribuir com o programa.

A diretora Marie recepcionou os professores japoneses e o novo professor-voluntário enviado pela JICA, Bruno Yamane, e fez a apresentação do Colégio tecendo comentários que comparavam aspectos diferentes do sistema de ensino brasileiro com o sistema de ensino japonês.

Os alunos do Ensino Médio Gabriela Bertacco, Mariana Asato, Pietro Pugliesi e Tiago Akira também participaram da recepção, interagindo com os professores ao esclarecerem seus questionamentos, bem como apresentando a estrutura de nossa escola. O aluno Rafael Ryo fez a cobertura fotográfica e o Pietro foi o operador dos equipamentos do audiovisual no estúdio.

Os visitantes foram divididos em dois grupos e assistiram às aulas das turmas do Infantil e do Fundamental 1, acompanhados pelas assistentes de Coordenação Cristina Ventura e Nayde Borges.

No final, como forma de agradecimento e intercâmbio cultural, os professores visitantes cantaram uma música para os alunos e professores das turmas do Infantil e Fundamental 1. A música cantada foi "Ue o muite arukou", que no Brasil é mais conhecida como "Sukiyaki".

Quando retornarem ao Japão, os professores organizarão um projeto de 6 a 12 horas com suas turmas, abordando a cultura brasileira e a troca de experiências vivenciada nessas duas semanas no Brasil.

Sobre as impressões da visita, o professor Bruno comenta: "A visita de hoje reforçou em mim a ideia de que criança é igual em qualquer parte do mundo. No começo elas ficam um pouco acanhadas, mas logo interagem e se apegam com facilidade. Quando sorriem, esse gesto simples transmite uma alegria contagiante, e não consigo deixar de pensar no quanto são amáveis".

O aluno Tiago também comenta: "Foi uma boa oportunidade para entender melhor o sistema de ensino brasileiro. Ver os dois lados (sistema brasileiro e japonês) foi bastante esclarecedor. Os professores visitantes gostaram bastante da proposta do Colégio".

O Colégio Marupiara agradece à JICA por promover a visita, pelo esforço dos professores visitantes que vieram de tão longe para prestigiar o trabalho da nossa escola e conhecer a cultura brasileira e seu sistema educacional, e agradece também à equipe e à comunidade interna, sem as quais o intercâmbio técnico e cultural agradável e enriquecedor não teria sido possível.

Por Mitinobu Miyake - Professor de Japonês


Veja as fotos desta visita em nosso Facebook
ou na área de FOTOS do Marupiara.Net App
(Fotos by Rafael Ryo)

Comentários