5º Workshop "Dialogando com as Profissões"


No último dia 18 de setembro, sexta-feira, o Colégio Marupiara promoveu o 5º Workshop “Dialogando com as Profissões”. Os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de dialogar com ex-alunos de diversas carreiras e instituições, bem como com profissionais de diversas áreas (veja mini-currículos abaixo). O relato do percurso destes profissionais, desde a escolha do curso universitário até a entrada no mercado de trabalho, foi a tônica deste encontro. Com os ex-alunos, nossos alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de ouvir experiências escolares antes do período universitário, bem como se envolverem com atividades atuais, através de aulas elaboradas e ministradas por estes ex-alunos.

O Workshop "Dialogando com as Profissões" é uma intervenção anual realizada pelo Projeto Escolha Certa do Colégio Marupiara, que tem como objetivo problematizar as carreiras e as profissões almejadas pelos nossos alunos, orientando-os na escolha das faculdades e seus respectivos exames de seleção.

Nosso agradecimento a todos os palestrantes, ex-alunos, alunos colaboradores e organizadores (professores e funcionários) que possibilitaram a realização de mais um Workshop em nosso Colégio.

Da Redação

Encontro com Ex-alunos (Foto: Luciana Zeidan)


Palestrantes do 5º Workshop
"Dialogando com as Profissões"
  • Flavia Guerino Peperaio 
Graduada em Direito pela Universidade de Braz Cubas; pós-graduada em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público; pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus; estudou a fundo direitos de interesse difuso e coletivo, focado no avanço da aplicação e efetividade do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), CDC (Código de Defesa do Consumidor), Meio Ambiente, Idoso e Pessoas com Deficiência (Inclusão e acessibilidade - políticas públicas voltadas para a melhoria do seguimento), Urbanismo e conservação do Patrimônio Histórico; Concursada, trabalhou na Fundação PROCON por um período; atuou como advogada na área de defesa do consumidor, assessorando empresas e atualmente comanda uma Sociedade de Advogados, prestando serviços nas áreas cível, consumidor e trabalhista.
  • Guilherme Galvão
Publicitário formado pela Faculdade Belas Artes e estudante de pós-graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing da ESPM; iniciou sua carreira com um estágio na Volkswagen, atuando no Salão do Automóvel 2010. Foi para o setor químico em 2012, como estagiário de comunicação na Dow Chemical. Atualmente é analista de Comunicação de Marca na Oxiteno, empresa química do Ultra, grupo que controla outras empresas como Ultragaz e Ipiranga. 
  • Lucas Ribeiro Lopes Cardoso 
Bacharel em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC; Engenheiro de Instrumentação, Automação e Robótica pela Universidade Federal do ABC; trabalhos de iniciação científica na CNPQ e FAPESP. Atuou como professor de reforço e estudo orientado no Colégio Marupiara; Estagiou na Homi-Instrumentação e na General Motors do Brasil. Atualmente atua como Engenheiro de Manufatura na General Motors do Brasil. Também é aspirante à Bacharel em Física na Universidade do ABC; Professor de Capoeira e integrante da equipe fixa de comunidade ONG TETO. 
  • Renato Miranda Jakitas 
Jornalista formado pela Universidade Cruzeiro do Sul, especializado em economia e finanças; MBA em Finanças pela FEA-USP; Mestrando em História da Economia pelo Instituto de Estudos Brasileiros – USP. Foi repórter de economia da revista Veja e do G1 da Rede Globo. Atualmente é editor assistente de economia do Estadão, tanto no Jornal o Estado de São Paulo quanto na rádio Estadão e no site www.estadao.com.br 
  • Rosângela da Silva Lima 
Arquiteta Urbanista pela Universidade Braz Cubas; mestre Sociologia Urbana; licenciada em Educação Artística, com especialização extensiva em administração e pós-graduação em Ciências Sociais – Sociologia Urbana pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como professora de artes e desenho geométrico na rede Estadual; arquiteta e urbanista; diretora de Obras Particulares e Parcelamento do Solo na prefeitura de Mauá; foi presidente da ONG Cedeca Cidade de Mauá; chefe de gabinete na liderança do Governo na Câmara Municipal de São Paulo; coordenadora de Regularização Fundiária na prefeitura de Santo André; assessora de Política Urbana na Assembleia Legislativa e atualmente é Assessora de Controle Externo no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. 
  • Valéria Zold Monteiro Loss
Psicóloga graduada pela Faculdade São Marcos, pós-graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Católica Dom Bosco, Especialista em Orientação Profissional pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atualmente é Analista de Gestão de Recursos Humanos na Companhia de Engenharia de Tráfego – CET. 









Palestras com Profissionais
(Fotos: Luciana Zeidan)

Comentários