Alunos do Marupiara tiveram encontro e oficina com a ilustradora Emmanuelle Houssais

Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental tiveram nesta segunda-feira, 19/10, um encontro e uma oficina com Emmanuelle Houssais, autora e ilustradora francesa engajada na conscientização para a preservação do meio ambiente. Houssais estudou literatura e artes e atualmente é designer gráfica e ilustradora. Seus trabalhos se fundamentam na observação e análise da relação do homem com o ambiente, consigo mesmo e com o outro.

Foto: Emmanuelle Houssais
(Por Natália Lemos)

O relato da Professora Natália Lemos (educação artística) ilustra significamente o caminho percorrido até este marcante encontro:

"Desde o começo do ano comecei a frequentar mais a biblioteca da escola, que é tão rica e organizada. Assim passei a conversar mais com a Rosinha (bibliotecária), podendo conhecer seus pensamentos e visões. Alimentada com esses encontros, juntando algumas experiências de visitas que fiz a feiras de editoras independentes, criei o projeto de criação de livros artesanais com o 8º ano. Claro que não teria sentido falar e produzir livros sem a Rosinha, que aceitou ser minha parceira! O projeto se iniciou com visitas a biblioteca, e hoje (19 de outubro) tivemos a visita da ilustradora francesa Emmanuelle Houssais, que conheceu todos os espaços da escola e, em um encontro bem descontraído na quadra coberta, contou aos alunos sobre seu processo criativo, apresentando sua arte desde o rascunho mais simples à finalização da ilustração. Durante a apresentação, os alunos, acompanhados também pela professora de ciências Renata Molero, puderam fazer perguntas e ver de perto as pinturas e colagens originais da artista. No final, Emmanuele ainda propôs uma oficina prática, com materiais que ela está acostumada a trabalhar, e levou consigo os trabalhos realizados pelos nossos alunos, que farão parte de um livro que será publicado por ela. Nesse projeto os alunos ainda receberão outros artistas, criarão seus próprios livros e vão visitar uma grande editora."

O Colégio Marupiara agradece a gentil visita da ilustradora Emmanuelle, que muito contribuiu na formação de nossos alunos.
Da Redação


Ilustrações de Emmanuelle Houssais e oficina com alunos do 8º ano



Comentários