Daniel Munduruku e Cristino Wapichana visitaram o Marupiara

Na noite desta segunda-feira, 19 de outubro, o Colégio Marupiara recebeu a ilustre visita de Daniel Munduruku Monteiro Costa, filósofo, historiador, escritor de literatura infantil e psicólogo, para a Roda de conversa indígena sobre o ato de educar (se).

Daniel foi acompanhado pelo escritor e músico Cristino Wapichana, que tocou uma de suas composições: "Sonhos".

Neste maravilhoso encontro, Daniel, que faz parte da nação indígena Munduruku, contou um pouco dos hábitos e costumes indígenas, o valor do silêncio da mente, do respeito aos avós e da importância de se viver o tempo presente. Em meio a histórias de sua infância, descreveu um pouco do preconceito e da discriminação que viveu na escola, onde era retratado como selvagem e atrasado. Estes fatos o levaram até ao desejo de não mais ser índio. Mas o decorrer da vida devolvera a Daniel o orgulho em ser Munduruku.

Sobre um dos momentos de sua vida, Daniel contou um ensinamento de seu avô, após solicitar-lhe que fosse ouvir o rio: "Você já viu o rio ficar parado lamentando pelos empecílios que encontra? É porque dentro dele tem uma voz que o lembra que se ele desistir, o rio nunca alncaçará o objetivo dele. E qual a missão do rio? Mergulhar no mar... A vida da gente tem que ser como o rio. Temos que mergulhar no oceano. O rio que para, apodrece, não tem peixe, não tem vida. So existe morte e tristeza..."

Frases de Daniel Munduruku durante o encontro:
"É importante educar a alma e o espírito." 
"Se o momento atual não fosse bom, não se chamaria presente." 
"Só o presente nos compromete..." 
"A memória é importante para lembrar quem a gente é." 
"Uma criança já é tudo o que precisa ser.... Criança! Se em algum momento abrir mão disto, deixará de ser criança..." 
"Os avós são a nossa memória. É preciso que os avós sejam referência dentro de suas casas..."

Nosso mais sincero agradecimento à Daniel Munduruku e Cristino Wapichana por compartilhar conosco um pouco da sabedoria e da vivência do povo indígena.

Da Redação

Fotos de Gustavo Kina
Daniel e Cristino com Profa. Patrícia (acima)
Conversa com Daniel Munduruku (abaixo)

Daniel Munduruku Monteiro Costa
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Salesiana de Lorena (1989), licenciatura em História e Psicologia. É doutor em Educação pela USP e pós-doutor em Literatura pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Indígena. É autor de 47 livros voltados para o público infantil, juvenil e educadores. É Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2006 e Diretor-Presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais. Recebeu diversos prêmios literários. É membro da Academia de Letras de Lorena. Em sua terra-natal, durante os primeiros anos escolares, sentiu na pele o preconceito que os índios sofrem na sociedade brasileira. Nas aulas que tinha, o índio era retratado como um ser selvagem e atrasado, e Daniel chegou a desejar deixar de ser índio.

Cristino Wapichan
É natural de Boa Vista Roraima, Músico e Compositor premiado, cineasta, escritor e produtor do Encontro de Escritores e Artistas Indígenas. Vencedor do 4° concurso Tamoios de literatura pela FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e juvenil 2007 com o Texto “A Onça e o Fogo”. Menção Honrosa 2014 do concurso Tamoio. Indicado ao Prêmio da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República 2008, pelos trabalhos relevantes em prol da cultura indígena brasileira.


Comentários