Daniel Munduruku e Cristino Wapichana visitaram o Marupiara
Na noite desta segunda-feira, 19 de outubro, o Colégio Marupiara recebeu a ilustre visita de Daniel Munduruku Monteiro Costa, filósofo, historiador, escritor de literatura infantil e psicólogo, para a Roda de conversa indígena sobre o ato de educar (se).
Daniel foi acompanhado pelo escritor e músico Cristino Wapichana, que tocou uma de suas composições: "Sonhos".
Daniel foi acompanhado pelo escritor e músico Cristino Wapichana, que tocou uma de suas composições: "Sonhos".
Neste maravilhoso encontro, Daniel, que faz parte da nação indígena Munduruku, contou um pouco dos hábitos e costumes indígenas, o valor do silêncio da mente, do respeito aos avós e da importância de se viver o tempo presente. Em meio a histórias de sua infância, descreveu um pouco do preconceito e da discriminação que viveu na escola, onde era retratado como selvagem e atrasado. Estes fatos o levaram até ao desejo de não mais ser índio. Mas o decorrer da vida devolvera a Daniel o orgulho em ser Munduruku.
Sobre um dos momentos de sua vida, Daniel contou um ensinamento de seu avô, após solicitar-lhe que fosse ouvir o rio: "Você já viu o rio ficar parado lamentando pelos empecílios que encontra? É porque dentro dele tem uma voz que o lembra que se ele desistir, o rio nunca alncaçará o objetivo dele. E qual a missão do rio? Mergulhar no mar... A vida da gente tem que ser como o rio. Temos que mergulhar no oceano. O rio que para, apodrece, não tem peixe, não tem vida. So existe morte e tristeza..."
Frases de Daniel Munduruku durante o encontro:
"É importante educar a alma e o espírito."
"Se o momento atual não fosse bom, não se chamaria presente."
"Só o presente nos compromete..."
"A memória é importante para lembrar quem a gente é."
"Uma criança já é tudo o que precisa ser.... Criança! Se em algum momento abrir mão disto, deixará de ser criança..."
"Os avós são a nossa memória. É preciso que os avós sejam referência dentro de suas casas..."
Nosso mais sincero agradecimento à Daniel Munduruku e Cristino Wapichana por compartilhar conosco um pouco da sabedoria e da vivência do povo indígena.
Da Redação
Fotos de Gustavo Kina Daniel e Cristino com Profa. Patrícia (acima) Conversa com Daniel Munduruku (abaixo) |
Daniel Munduruku Monteiro Costa
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Salesiana de Lorena (1989), licenciatura em História e Psicologia. É doutor em Educação pela USP e pós-doutor em Literatura pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Indígena. É autor de 47 livros voltados para o público infantil, juvenil e educadores. É Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2006 e Diretor-Presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais. Recebeu diversos prêmios literários. É membro da Academia de Letras de Lorena. Em sua terra-natal, durante os primeiros anos escolares, sentiu na pele o preconceito que os índios sofrem na sociedade brasileira. Nas aulas que tinha, o índio era retratado como um ser selvagem e atrasado, e Daniel chegou a desejar deixar de ser índio.
Cristino Wapichan
É natural de Boa Vista Roraima, Músico e Compositor premiado, cineasta, escritor e produtor do Encontro de Escritores e Artistas Indígenas. Vencedor do 4° concurso Tamoios de literatura pela FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e juvenil 2007 com o Texto “A Onça e o Fogo”. Menção Honrosa 2014 do concurso Tamoio. Indicado ao Prêmio da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República 2008, pelos trabalhos relevantes em prol da cultura indígena brasileira.
Comentários
Postar um comentário