Grafite e Frida Kahlo... Um dia especial à véspera do ENEM

Nesta sexta-feira, 23 de outubro, os alunos de 3º ano do Ensino Médio participaram de um dia bem especial.

Levando em consideração a véspera do ENEM e o ciclo de vestibulares que se inicia, nós educadores, pensamos em um momento que proporcionasse lazer e cultura, visando o desaceleramento do processo exaustivo de estudo, entendendo que os jovens precisam relaxar para melhor enfrentar seus desafios.

Exposição de Frida Kahlo (Tomie Ohtake)
Foto de Ronaldo Barreto

Partindo desta premissa, fizemos uma caminhada pelo famoso Beco do Batman, localizado na Vila Madalena. Trata-se de uma galeria de grafite a céu aberto, onde os desenhos são renovados constantemente, e um pedacinho de parede é disputadíssimo entre os artistas de arte urbana.

Escadaria e Beco do Batman (V. Madalena)
Fotos de Luciana Zeidan

Depois, seguimos (ainda a pé, apreciando os grafites espalhados pelo trajeto) em direção ao instituto Tomie Ohtake, onde pudemos apreciar a exposição Frida Kahlo. Em um acervo que varia entre pinturas, desenhos, fotos e vestimentas, pudemos apreciar tanto a vida e a obra de Kahlo, como a obra de outras artistas mexicanas vinculadas ao surrealismo, como Remédios Varo e Maria Izquierdo. Diante da beleza e profundidade da exposição, me vi dividida entre as minhas impressões (e meus sentimentos) e a observação do comportamento, dislumbramento e comentários dos nossos alunos, senti-me imensamente satisfeita em fazer parte de uma equipe pedagógica consciente e responsável pelo crescimento, desenvolvimento e valorização destes jovens tão engajados, críticos e abertos às possibilidades.

Exposição de Frida Kahlo (Tomie Ohtake)
Foto de Ronaldo Barreto

A todos os alunos do 3º ano do Ensino Medio o meu boa sorte nas provas que virão e meu muito obrigada! Vocês são incríveis!!!

Luciana Zeidan
Assistente Pedagógica e Educacional
Ensino Médio



Comentários