Lilia Schwarcz, historiadora e antropóloga, conversou com os alunos do Ensino Médio do Marupiara sobre o racismo brasileiro

Em 29 de outubro, quinta-feira, recebemos a historiadora e antropópoga Lilia Moritz Schwarcz, autora da obra "Nem preto nem branco, muito pelo contrário - cor e raça na sociabilidade brasileira". Os estudantes e educadores do Ensino Médio assistiram à sua palestra, cuja temática central é o racismo brasileiro, suas origens e seus mecanismos de manutenção em nossa sociedade.

Profa. Lilia Schwarcz no Marupiara
(Foto de Rosa Cleide Marques)

Utilizando-se de imagens históricas, Lilia Schwarcz prendeu a atenção de todos, promovendo constantemente o diálogo com o público. O estudo imagético é uma marca das apresentações dessa que é uma das maiores intelectuais da atualidade.

As questões raciais são estudadas em profundidade no Marupiara. Poder compartilhar nossos conhecimentos e nossas dúvidas com Schwarcz é um privilégio incomensurável. A obra "Nem preto nem branco, muito pelo contrário" é estudada por todas as turmas do Ensino Médio nas aulas de Sociologia. Com a presença amiga da autora, nossos estudos, sem dúvida, ampliam-se e aprofundam-se. A compreensão e o combate aos RACISMOS (como enfatiza a autora) serão fortalecidos. A atenção que ela dirigiu a cada estudante, conversando sobre carreira acadêmica e outras coisas durante a sessão de autógrafos, marcou-nos profundamente por tamanha afabilidade. Ganhamos um maravilhoso presente neste dia!

Nosso mais sincero agradecimento à Profa. Lília por nos proporcionar esta inigualável oportunidade de diálogo e reflexão.

Por Sebastião Soares (Professor de Sociologia)
Para o Marupiara.Net


SOBRE A AUTORA:
Lilia Katri Moritz Schwarcz (São Paulo, 1957) é uma historiadora e antropóloga brasileira. É doutora em antropologia social pela USP e, atualmente, professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na mesma universidade.
(Curriculo completo em: https://goo.gl/zmRL2t)


Profa. Lilia Schwarcz no Marupiara
(Fotos de Rosa Cleide Marques)


Comentários