Seminários de Sociologia do Ensino Médio

Na última semana, de quarta-feira (30/09) à sexta-feira (02/10), os alunos do Ensino Médio participaram das apresentações dos Seminários de Sociologia do Marupiara deste ano de 2015.

Nos 3 dias de seminários, alunos do 1º ano do Ensino Médio e funcionários convidados, assistiram às apresentações dos alunos do 2º e 3º anos sobre Direitos Humanos, Indicadores Sociais, Racismos Contemporâneos, Cotas, Mercado de Trabalho, Gênero, Consciência Negra Global, Igualdade Racial, Tempo Presente e Preconceitos: Racial, contra Analfabetos, contra Filiação Adotiva, contra Origem Geográfica, contra Pessoas com Deficiência e contra Homossexualidades).

Foto: Prof. Sebastião Soares e alunos seminaristas
(Por Luciana Zaidan)

Arguições foram realizadas pelos docentes do Marupiara ao final de cada apresentação, que havia sido previamente preparada com a leitura de textos especializados e pesquisas sociológicas de campo. Em cada arguição foram levantados pontos específicos dos temas apresentados, além da avaliação da postura e técnica de cada seminarista. O depoimento do Prof. Marcos Gonçalves, um dos arguidores, traduziu a apropriação dos alunos quanto a este tipo de apresentação:

"Hoje, durante as apresentações, onde cada grupo expôs seu entendimento das leituras realizadas, notamos uma crescente naturalidade para falar em público. A eloquência nas falas já começam a aparecer acompanhada de um cuidado, cada vez maior, com os temas abordados."

O Marupiara.Net parabeniza ao professor de Sociologia, Sebastião Soares (Sebá) e a todos os alunos envolvidos nos processos dos semionários. Fazemos das nossas palavras as descritas pelo orientador pedagógico e educacional, Ronaldo Barreto:

"Foram três manhãs imersas em leituras, apresentações,  colocações,  inferências... Com adultos e adolescentes de tempos de aprendizagem diferentes. Todos saíram destas cenas propostas pelo Prof. Sebá mais humanos e indagados. (...) Neste três dias passamos a pensar e nos posicionar nas relações humanas."
Da Redação

Foto: Apresentação de Seminários
(Por Júlia Higashi)
Veja as imagens deste evento no
Marupiara.Net App ou em nosso Facebook

Seminários de Sociologia realizados por alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio (30/09 - 02/10) - Fotos: Luciana Zaidan e Júlia Higashi - Saiba Mais em http://goo.gl/qtyaGj
Posted by Colégio Marupiara on Quarta, 7 de outubro de 2015

Comentários