Alunos do Marupiara visitaram o Parque Gráfico da FTD

Nesta quinta-feira, 26 de novembro, alguns alunos do Marupiara visitaram a Gráfica FTD acompanhados pelos educadores Gustavo (Teatro), Mário (Educom) e Rosa (Biblioteca).

Desde a etapa de pré-impresssão, aos processos de impressão digital, impressão plana ou rotativa, até as áreas de acabamento, suprimentos e logística, os alunos conheceram toda a planta de um dos maiores e mais modernos parques gráficos da América Latina, com mais de 51 mil m2 de área construída no município de Guarulhos/SP.

Ao final, o Prof. Gustavo Idelbrando fez uma brilhante explanação sobre a importância do desenvolvimento do processo editorial, desde o seu "nascimento" com Johannes Gutenberg, inventor e gráfico alemão do século XV, até os dias atuais.

Mais do que conhecer as etapas de produção de milhares de livros diariamente, nossos alunos puderam perceber que algo tão trivial, como ter um livro em mãos para leitura, demanda todo um processo complexo e cuidadoso de trabalho de centenas de funcionários da FTD.

Esta visita foi fruto do estudo da Profa. Natália (Artes) com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, neste último trimestre, sobre o processo de criação de um livro, momento em que entraram em contato com livros artesanais e grandes publicações, confeccionando depois seus próprios livros.

Nosso agradecimento à direção da FTD Editora que pela primeira vez permitiu uma visita de estudantes ao seu parque gráfico e, em especial, ao Sr. Kleber (do setor comercial da FTD) que nos abriu as portas a esta visita, bem como ao Sr. Felipe e todos os demais funcionários do parque gráfico pela calorosa e gentil acolhida aos nossos professores e alunos.

À professora Natália (artes) e à bibliotecária Rosa Cleide, nosso mais sincero e cordial agradecimento pela iniciativa e empenho para que esta saída ocorresse.

Da Redação
Marupiara.Net




Alunos do Marupiara em
Visita ao Parque Gráfico da FTD
(Fotos: Mário Pérez)

Comentários