Baú da Memória


Durante as últimas aulas de História deste mês, os alunos do 6º ano realizaram uma exposição denominada “Baú da Memória”, resultado de uma proposta para se conhecer os fundamentos do estudo desta disciplina.

Foram propostas realizações de pesquisas e investigações sobre as fontes históricas, bem como da busca da memória de vida de cada um, onde tiveram que estudar os conceitos históricos, aplicando-os à montagem de sua caixa (Baú).

Desta forma, os alunos investigaram com familiares suas histórias e momentos vividos, selecionaram o que entendiam ser o mais importante, para enfim classificar estes materiais de acordo com suas fontes (visuais, matérias, orais ou escritas/documentais).

Este trabalho, enriqueceu-se ainda mais com a “visita” dos alunos do Ensino Médio, orientados pelos professores Sebastião Soares (História e Sociologia) e Alessandra Garcia (Matemática).

Foram momentos únicos de vivências e trocas de experiências entre um segmento inicial (6º ano) e o Ensino Médio (1º ao 3º ano). Experiência muito produtiva, que certamente dará margens para futuros trabalhos e projetos.

Por Profa. Patrícia Magri
Professora de História do Fundamental 2

Para o Marupaira.Net

Baú da Memória
Alunos do 6º ano EF e 1º ano do EM
Baú da Memória
Alunos do 6º ano e 2º ano do EM

Comentários

Postar um comentário