15º Bunkasai: um encontro entre culturas

15º Bunkasai do Marupiara
Foto: Lola Studio

Bunka, cultura. Sai, festival. Bunkasai representa, portanto, uma festividade em prol da cultura. O tradicional evento do Colégio Marupiara chegou à sua 15º edição no último sábado, 9 de abril, e contou com a organização dos alunos do 3º ano do Ensino Médio. 

Por meio de brincadeiras realizadas na quadra, oficinas espalhadas pela escola, exposição dos trabalhos dos alunos do Infantil e Fundamental 1, e apresentação da dança Yosakoi Soran, o evento teve (e tem) como objetivo mostrar alguns aspectos da Cultura Japonesa. Este ano dentre as oficinas, contamos com o Cha no yu (cerimônia do chá), realizada em uma versão mais simples do que as cerimônias tradicionais; Shodô (caligrafia japonesa); Ikebana (arranjo de flores) e Tôgei (cerâmica). A essência dessas oficinas demonstrou, de forma simples, como a arte se manifesta em suas especificidades e mais do que isso, a importância de um desenvolvimento pessoal e humano ao empenhar-se na prática dessas artes.

As artes japonesas geralmente são acompanhadas do ideograma que significa caminho, percurso, trajeto, passagem. Para a professora Michiko Okano (Professora da Universidade Federal de São Paulo, especialista em artes orientais), a essência das artes japonesas se encontra nesse “caminho” - um caminho para construção da arte e do aprendizado. Logo, o valor encontra-se no “modo pelo qual” a arte é realizada. Desta forma valoriza-se “mais” o esforço e as ações feitas durante o “percurso” feito. Por exemplo, na cerimônia do chá, mais do que apenas beber o chá, fazer parte dessa cerimônia significa apreciar com atenção e respeito o trabalho realizado pelo anfitrião que oferecerá o chá ao seu visitante, refletindo-se assim sobre nossa própria postura e lugar no mundo. Por isso, ainda nas palavras da professora Michiko Okano, essas artes “visam refinamento da sensibilidade, da aprendizagem estética, ética e da elevação espiritual, que decorre desse experimentar”

O Bunkasai, portanto, é um espaço de encontro entre culturas: a nossa própria que se encontra com a Cultura Japonesa. Assim, se pensarmos sob a perspectiva defendida pela professora Michiko, acreditamos que um dos grandes valores do evento, e talve o maior dele, encontra-se no trajeto trilhado pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio para a organização do evento. Organizar uma atividade dessa dimensão significa desenvolver e amadurecer um conhecimento prévio a ser compartilhado, como foi o caso das atividades interativas que estes alunos do médio fizeram com o s alunos do infantil e do fundamental. Para isso, é preciso respeito, diálogo e sensibilidade. 

À esses futuros formandos que vieram desde cedo trilhando um caminho no Colégio Marupiara, e que logo mais iniciarão uma nova etapa em suas vidas, a partilha deste evento demonstra a sabedoria e ideologia proposta pelo nosso Colégio. Desejamos que o caminho de cada um continue sendo trilhado com esta sabedoria e novos desafios. Nosso muito obrigado!

Nosso agradecimento também a todos aqueles que direta ou indiretamente trilharam conosco o maravilhoso caminho para a realização deste evento, bem como a todos aqueles que o abrilhantaram com sua participação no último dia nove.

Por Prof. Marquinhos Bueno (Prof. de Japonês)
Para o Marupiara.net

15º Bunkasai do Marupiara: Shodô
Foto: Lola Studio

Comentários