Alunos do 6º ano visitaram o Museu de Geologia da USP


Nesta quarta-feira, 27 de abril, dando início ao pré-campo da viagem de estudo que será realizada a São Luiz do Paraitinga tendo como base os Projetos de Leitura e Escrita dos livros: “O solo sob nossos pés” e “A festa do Saci”, os alunos do 6º ano visitaram o Museu de Geologia da USP. Lá tiveram a oportunidade de continuar os estudos de rochas e minerais, formação de relevo e do solo, realizados nas disciplinas de Ciências e Geografia.

O museu de Geociências da USP possui um dos mais importantes acervos do país. São 45000 amostras de minerais, minérios, gemas, rochas, espeleotemas, meteoritos (entre estes o Itapuranga, o terceiro maior do Brasil) e uma grande coleção de fósseis - com importantes espécimes brasileiros.

Os pequenos cientistas iniciaram assim, o estudo de observação, investigação e novas descobertas sobre as características das rochas e minerais e suas utilidades. Se deslumbraram com a diversidade de exemplares visualizados. Participaram de uma aula com o geólogo Ideval sobre "Tudo ao mesmo tempo agora", interagindo através dos conceitos que foram trabalhados anteriormente, e com questionamentos a partir das novas observações! Esboçaram as descobertas e novos aprendizados por fotos, desenhos e registros escritos. Grande foi o envolvimento e companheirismo entre eles, algo bonito de se ver!

Nosso objetivo foi favorecer um estudo dinâmico das relações entre o ser humano e a natureza, de forma que os estudantes façam um estudo crítico, porém concreto sobre os assuntos abordados nos livros e aulas. A partir deste estudo em campo, pretendemos que os estudantes ao longo dos anos tenham informações necessárias e fundamentais para sua formação e atuação reflexiva na sociedade.

Por Profs: Renata Molero, Marcia Ruppel, Manoel Lázaro e Michele Siciliano
Para o Marupiara.Net

Alunos do 6º ano do Marupiara em visita ao Museu de Geologia da USP
(Fotos: Renata Molero)

Veja mais fotos desta e de outras saídas
em nosso Facebook ou na área "fotos"
do Marupiara.Net App

Comentários