Conhece o Shodô?


Neste ano, o Colégio Marupiara inseriu na grade curricular das turmas de 6º ano do Ensino Fundamental as aulas de Japonês, onde os alunos, juntamente com seus responsáveis, puderam escolher entre o Espanhol ou Japonês como um dos idiomas de estudo, além do Inglês.

Nas aulas de Japonês os alunos estão iniciando sua jornada de aprendizado dos aspectos linguísticos, aprendendo a ler e escrever os alfabetos, e a expressar cumprimentos básicos do dia-a-dia. Além desses aspectos, nossa proposta é criar um diálogo entre culturas, trazendo à tona discussões sobre a Cultura Japonesa e a Cultura Brasileira.

Pensando nesta proposta, em 22 de março realizamos com os alunos uma aula de Caligrafia Japonesa (Shodô). O Shodô é uma arte japonesa que expressa, não apenas uma bela forma de escrever os ideogramas, mas também as singularidades de cada um. Por isso ao fazer o Shodô é necessário um momento de atenção e silêncio, pois mais do que escrever uma letra, o importante é expressar o que se sente, e como se sente, por meio da escrita. Para Michiko Okano (Professora Especialista em Artes Japonesas da UNIFESP) as Artes Japonesas valorizam o "modo pelo qual" se faz e se desenvolve uma espiritualidade elevada. Para o Shodô isso significa que toda a atenção e reflexão que surge ao escrever é importante para o desenvolvimento de cada um.

Os trabalhos realizados pelos alunos em aula estarão expostos durante a Oficina de Shodô que será realizada no 15º Bunkasai do Marupiara, em 09 de abril.

Quer conhecer mais um pouco sobre o Shodô? Venha estar conosco no Bunkasai!

Por Marquinhos Bueno (Prof. de Japonês)
Para o Marupiara.Net



Alunos do 6º ano na aula
de Japonês Curricular
Fotos: Marquinho Bueno

Comentários