Mundurukando nas Aulas Dialógicas


Em 15/04, iniciamos as Aulas Dialógicas com os alunos do 7º ano em parceria com o autor Daniel Munduruku, que veio contribuir com uma aula magna ao Projeto de Leitura e Escrita e Viagem de estudo "Aculturação: a transformação de um povo em comunhão".

As turmas se alimentaram da sabedoria indígena do povo Munduruku com o Daniel e, a partir da leitura inicial da obra "Coisas de índio", falaram e escreveram sobre a própria identidade com a Profa. Renata Molero (Ciências).

O tema, "Quem eu sou e como sou?", possibilitou-nos reconhecer a importância de cada um dentro da sociedade, cada qual com seus hábitos, costumes e ideologias. 

Este projeto busca não só o conhecimento acerca da cultura indígena, como também, a reflexão sobre "o estar no mundo", ressaltando valores como respeito, generosidade e alteridade. 

Segundo o autor, "todo encontro é feliz, pois se não, seria desencontro". Com este pensamento, iniciamos o projeto e estamos certos de que novos encontros, agradáveis e significativos como este, virão para contribuir em nossa formação humana.

Por Michele Pfister (Professora de Lingua Portuguesa)
Para o Marupiara.Net



Aulas Dialógicas com Daniel Munduruku
(Fotos: R. Molero e M. Siciliano)

Comentários