Alunos do Marupiara estão participando da 8ª ONHB


Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Marupiara iniciaram, no dia 9 de maio, sua participação na 8ª ONHB (Olimpíada Nacional de História do Brasil). Este importante evento é organizado e promovido pela UNICAMP, reconhecida universidade pública brasileira localizada na cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo.

A importância da participação de nossos estudantes nesta Olimpíada envolve aspectos valorizados em nossa escola, de ordem pedagógica e educacional.

Pedagogicamente, a ONHB proporciona a aproximação dos estudantes e dos educadores que atuam na disciplina de História e em outras disciplinas, de temáticas significativas para o aprofundamento dos estudos nas Ciências Sociais como um todo, das atualidades político-sociais e de uma multidisciplinariedade fundamental para o aprimoramento intelectual. Verdadeiramente contribui para uma “melhor compreensão do que faz do Brazil, Brasil” (parafraseando a notável historiadora brasileira Lilia Moritz Schwarcz). Os estudos pedem determinadas habilidades próprias do estudante em sua essência: curiosidade investigativa, apreciação pela leitura, organização pessoal para a realização de pesquisas em diversas fontes, clareza de registros e de transmissão dos mesmos, busca por compreensão efetiva de conteúdos desconhecidos até então, criticidade diante de fatos considerados “triviais” pelo senso comum. Ou seja, a participação de nossos estudantes na ONHB proporciona o amadurecimento do perfil acadêmico que valorizamos no Marupiara: o sujeito de conhecimento autônomo, orientado por seus educadores. Essa autonomia é imprescindível para a devida realização das atividades propostas.


Educacionalmente, o trabalho em equipe é o grande ganho que observamos ao longo dos últimos anos através de nossas participações. O objetivo de se responder corretamente a dez questões complexas de forma adequada e cumprir ainda uma tarefa também complexa exige qualidades que deverão ser mobilizadas coletivamente, na dimensão das relações humanas: a escuta do “outro”, a organização e o cumprimento do trabalho coletivo, o respeito a prazos em nome do sucesso da equipe, a autonomia na organização e cumprimento das atividades cotidianas da escola diante das demandas da ONHB, o agendamento de reuniões com os professores orientadores. Enfim, a participação pede e contribui para o desenvolvimento de qualidades que valorizamos também do ponto de vista da formação ético-relacional do estudante: o trabalho em equipe, habilidade tão necessária em vários âmbitos da vida social contemporânea, dentro e fora da escola.

As equipes formadas por livre-escolha dos estudantes são compostas por três jovens cada, orientadas diretamente pelos professores de História do Colégio Marupiara: a Professora Patrícia e o Professor Sebastião. Participam neste ano quinze estudantes, compondo assim cinco equipes. 

Os materiais apresentados na Olimpíada são aproveitados e compartilhados pelos professores de História em suas aulas e projetos, promovendo, assim, a aproximação e o ganho de outros estudantes e educadores que não participam diretamente do evento.

Lembramos de que se trata de uma competição de nível nacional, cuja meta, juntamente com os sucessos pedagógicos e educacionais mencionados acima, é atingir a etapa final (6ª etapa), a ser realizada no campus da UNICAMP, com premiação e reconhecimento público. 

Convidamos amigos e familiares de nossos competidores (que desejam conhecer mais nossa história) a colaborarem com eles, contribuindo assim para a ampliação das possibilidades de todos os ganhos que mencionamos acima. 

Desejamos às nossas equipes participantes ótimos estudos, força, concentração e muito sucesso!

Por Sebastião Soares (Prof. de História, Sociologia e Filosofia)
Para o Marupiara.Net


Comentários