18ª Festa Junina - Dia da Cultura Brasileira


No último 25 de junho, realizamos a 18ª Festa Junina do Colégio Marupiara. O evento, tradicionalmente conhecido, reuniu alunos, pais e ex-alunos. A Festa contou com a atuação e empenho dos funcionários do Colégio e dos pais de alunos e ex-alunos que trabalharam com muita energia nas barracas.

Os visitantes puderam apreciar o tradicional quentão e vinho quente, acompanhados de um leque de opções gastronômicas como tapioca, pamonha, churrasco e doces típicos. 

A festa teve como atração principal as apresentações das danças dos alunos. Desde o ensino infantil ao médio, todos os alunos se empenharam e com muita energia apresentaram os passos que foram criados e treinados semanalmente até a data da apresentação. 

As danças abordaram diversos temas, como por exemplo o 7º ano que apresentou uma dança do Boi Bumbá, dança típica e muito difundida pelo Norte do país. A representação dessas danças mostra o ecletismo e diálogo entre culturas. 

Ao nosso ver, a Festa Junina representa o resultado do trabalho dos docentes em cultivar um olhar crítico sobre a nossa própria cultura. Portanto, a Festa Junina do Colégio é o resultado da sensibilidade cultural de nossos alunos aos temas vividos, debatidos e problematizados nas aulas e nos projetos que diariamente ocorrem ao longo do ano letivo. 

Em meio à diversão e descontração de um sábado lotado de atividades e danças, acreditamos que cada passo, cada sorriso e cada representação possui um significativo sentido na vida desses alunos que perpassará ao longo de sua formação como cidadãos mais críticos, livres e justos.

Nossa gratidão a todos os que compareceram e abrilhantarão ainda mais este dia inesquecível...

Por Prof. Marquinhos Bueno (Língua Japonesa)
Para o Marupiara.Net

18ª Festa Junina - Colégio Marupiara
(Fotos: Lola Tachibana)


Comentários