Intercâmbio Musical: encontro entre os parceiros musicais Marupiara e Esfera


Em 16 de junho realizamos a etapa final do projeto Intercâmbio Musical: o encontro entre os parceiros musicais Marupiara e Esfera. Desse modo, o Marupiara foi recebido pela Escola Esfera Internacional – localizada em São José dos Campos, a fim de realizar a 4° edição do projeto, que trabalhou com a escala pentatônica e haikais.

Os professores Luciane Morais e Antônio Marcos além de acompanharem os alunos na saída, trabalharam juntos nesta edição do projeto, fazendo um desdobramento para a relação cultural que há entre a escala pentatônica e os haikais dentro da cultura japonesa.

A saída foi marcada pela responsabilidade, autonomia e envolvimento que os alunos presentes demonstraram. A responsabilidade e a autonomia refletiram-se na logística dos instrumentos, quando pudemos observar os alunos dominarem desde o carregamento e descarregamento de instrumentos até a montagem de palco e conferência, algo surpreendente para a idade. Realizamos um ensaio e duas apresentações internas (entre alunos) ao longo do dia.

Durante o período em que tocaram juntos com a escola Esfera, apresentaram a prontidão e escuta que foram tantas vezes trabalhadas. A música, em consequência, emergiu das suaves melodias compostas em conversa com o arranjo delicado do parceiro musical. Com tanto domínio até mesmo improvisos, de última hora, foram executados de maneira fluida e musical. Em nossas composições ficaram registradas a delicadeza dos haikais trabalhados e a importância da sintonia e boa comunicação coletiva que se viu ali.

A escola Esfera nos recebeu muito cordialmente, como em todos os anos. Ofereceu-nos momentos de interação através de uma atividade recreativa coletiva e também nos deram a liberdade de conhecer o espaço físico da escola, guiados pelos alunos. Ao final do encontro, recebemos um delicioso lanche, feito pelos alunos da escola, e todos puderam confraternizar antes de se despedirem.

Nesta saída confirmou-se, mais uma vez, que parcerias com diferentes disciplinas ou mesmo com diferentes pessoas, às vezes aquelas que não conhecemos, tem grande importância na ampliação do desenvolvimento de nossas capacidades cognitivas e beneficia o conhecimento sobre si mesmo.

Por Profa. Luciane Moraes
Para o Marupiara.Net


Alunos do Intercâmbio Musical: o encontro entre os parceiros musicais Marupiara e Esfera
(Fotos: Professores Luciane e Marrquinhos)

Comentários