Projeto desenvolvido com alunos sobre Haicai e Música é apresentado em evento acadêmico na UNESP


O projeto sobre Haicai e Música, desenvolvido com alunos do 6º ano no Colégio Marupiara sob orientação dos professores Luciane Moraes (Educação Musical) e Marquinhos Bueno (Língua Japonesa), ganhou visibilidade acadêmica no último dia 5 de agosto durante o III Encontro dos Centro de Ensino de Línguas da UNESP, realizado no campus da UNESP de São José do Rio Preto. 

O projeto realizado no Marupiara foi apresentado pelo professor Marquinhos que, além da comunicação oral, em parceria com a Profa. Joy Afonso (Docente da área de Letras/Japonês da UNESP de Assis) ministrou um minicurso sobre interculturalidade no ensino de japonês.

A comunicação oral foi intitulada “Propostas pedagógicas para ensino de Japonês no ensino fundamental II: sua interface com a música e a literatura”, onde se relatou as atividades de análise e composição de Haicais com os alunos do 6º ano. O projeto acerca dos Haicais foi um desdobramento do projeto musical estabelecido entre o Colégio Marupiara e a Escola Internacional Esfera (São José dos Campos), onde nossos alunos escolheram Haicais para a composição musical. 

Seguindo uma ótica intercultural (Kubota, 2014) e de pedagogia reflexiva (Cope&Kalantzis, 2008), o projeto tem como objetivo não apenas a análise literária e o olhar puramente linguístico para os Haicais, mas que os alunos possam criar uma sensibilidade cultural acerca da poesia e sua intersecção com a vida cotidiana. 

Por Prof. Marquinhos Bueno (Língua Japonesa)
Para o Marupiara.Net

Apresentação do Prof. Antônio Bueno e Banner do III ECEL/UNESP
(Fotos de Divulgação)

Comentários