Alunas do Maru foram premiadas no 1º Concurso Artístico "DNA e Herança Biológica"


Alunas do 2º ano do Ensino Médio foram premiadas do 1º Concurso Artístico "DNA e Herança Biológica", promovido pelo Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-tronco (CEGH-CEL) do Instituto de Biologia da USP.


O Concurso, que tinha como objetivo instigar alunos e professores a unir ciência e expressão artística na área de genética, recebeu 103 trabalhos, dentre os quais 10 foram selecionados e premiados. As alunas do Marupiara Mariana Akemi Asato Goh com o desenho "Mão de Obra Genética" e Tayane Yuri Mezo com a escultura "Mãos da Vida", orientadas pela professora de biologia Luana Pugliese, obtiveram o 3º e o 8º lugares, respectivamente.

Desenho "Mão de Obra Genética"
Mariana Asato

Escultura "Mãos da Vida"
Tayane Mezo

A premiação, que foi realizada no último dia 21 de outubro no anfiteatro do próprio Centro de Pesquisa, contou com a presença de pesquisadores do Instituto, além de professores, pais e convidados dos premiados.

A experiência proporcionada aos alunos e educadores foi de grande importância e incentivo para a educação, e será propulsora de transformação para que a busca do conhecimento esteja sempre presente.

Nós do Colégio Marupiara, agradecemos todo o carinho e atenção da Profa. Dra. Eliana Dessen, Profa. Dra. Mayana Zatz, Dra. Helen Nomura, Profa. Dra. Angela Morgante e toda a equipe do Centro de Pesquisa do Genoma Humano pela recepção, aproveitando para parabenizá-las pelo grande trabalho que realizam.

Também parabenizamos nossas alunas e seus familiares por mais esta conquista que muito nos orgulha.

Por Viviane Caires - Labciências Marupiara
Para o Marupiara.Net




Alunas premiadas no 1º CADHB
(Fotos: Mário Pérez)

"Agradecemos e parabenizamos a laboratorista Viviane Caires, responsável pelo Labciências do Marupiara, por sempre incentivar a participação de inúmeras atividades, olimpíadas e concursos, como este promovido pelo IB/USP, possibilitando com que nossos alunos sempre alcancem novos horizontes do conhecimento. Igualmente parabenizamos nossas alunas Mariana Asato e Thayane Mezo, juntamente com a professora orientadora Luana Pugliese, pelo belíssimo trabalho."


Equipe Marupiara.Net

-- o -- o --

Currículos dos Pesquisadores participantes do 1º CADHB

Eliana Maria Beluzzo Dessen, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado (1973) e doutorado (1978) em Biologia/Genética) pela Universidade de São Paulo e pós doutorado em Biologia Molecular no Zentrum für Molekulare Biologie Heidelberg, Alemanha. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Citogenética, e em Biologia Molecular. Atuou principalmente nos seguintes temas: amplificação de DNA, fisiologia de cromossomos politênicos e caracterização genética de populações de Anopheles cruzii. Após a aposentadoria na Universidade de São Paulo, em 1997, passou a coordenar as atividades de educação e difusão do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco, Departamento de Genética e Biologia Evolutiva IB-USP, e a desenvolver projetos com os objetivos de explorar e desenvolver o potencial criativo de professores de ensino médio, de fornecer material de apoio instrucional e intelectual para a realização de aulas práticas e outras metodologias capazes de eleger o aluno como agente da aprendizagem, de incrementar o acervo de material instrucional da escola com relação ao conteúdo de Biologia Celular e Genética Molecular e de despertar no aluno o interesse pela atividade de pesquisa. Editora da “Genética na Escola”, uma publicação da Sociedade Brasileira de Genética.

Mayana Zatz possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1968), doutorado em Genética pela Universidade de São Paulo (1974) e pós-doutorado em Genética Humana e Médica pela Universidade da Califórnia (1977). É professora titular de Genética do Instituto de Biociências da USP. Foi pró-reitora de Pesquisa da USP (2005-2009). É coordenadora do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e células-tronco (CEGH-CEL) e do Instituto Nacional de Células-Tronco em Doenças Genéticas. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS) e presidente fundadora da Associação Brasileira de Distrofia Muscular (Abdim). Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais. Recebeu a Ordem Nacional de Grã-Cruz de Mérito Científico do Governo Federal e do Governo de São Paulo. Entre os prêmios internacionais, destacam-se o L’Óreal/Unesco para Mulheres na Ciência (2001), Prêmio TWAS em Pesquisa Médica (2004), Prêmio México de Ciência e Tecnologia (2008) e Prêmio Conte Gaetano por trabalhos sociais 2011). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando em biologia molecular com enfoque em doenças neuromusculares e pesquisas em células-tronco. Publicou 333 trabalhos científicos (agosto de 2013) que foram citados mais de 7 mil vezes.Tem índice h=41 (web ok knowledge) e h=40 (web of science). Foi colunista da revista Veja, tendo publicado mais de 250 artigos científicos para leigos. É autora do livro “GenÉtica: escolhas que nossos avós não faziam”. Tem grande interesse em questões éticas relacionadas com o Genoma Humano, testes genéticos e células-tronco. Entre agosto de 2010 e dezembro de 2012 fez parte do corpo de revisores (BORE) da revista Science. Participou ativamente da aprovaçã das pesquisas com células-tronco embrionárias pelos parlamentares (2005) e Supremo Tribunal Federal (2008).

Angela Maria Vianna Morgante, graduou-se em História Natural pela Universidade Federal da Bahia (1967) e obteve os títulos de Mestre (1970) e de Doutor (1974) em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo. Desde 1972 é docente no Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisa na área da Genética Humana. Os mecanismos de formação e os efeitos clínicos das alterações cromossômicas estruturais foram sempre objeto de sua pesquisa. Seu estudo da síndrome do cromossomo X frágil, que é a causa mais frequente de deficiência mental herdada, evoluiu do nível citológico para o do gene, na investigação da relação genótipo-fenótipo e de aspectos populacionais. Num desdobramento do estudo da síndrome do X frágil, a busca dos mecanismos genéticos causadores da deficiência mental de herança ligada ao X passou a fazer parte de sua pesquisa. Coordena o Serviço de Aconselhamento Genético do Laboratório de Genética Humana do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva IB-USP. Integrou o International Standing Committee on Human Cytogenetic Nomenclature (1996-2001 e 2001-2006). Foi Editora-Chefe (2006-2010), Editora Assistente (2001-2005) e hoje é Editora Associada do periódico Genetics and Molecular Biology, publicado pela Sociedade Brasileira de Genética. É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Helen Akemi de Queiroz Nomura, Mestre em Ensino de Biologia pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Ciências Biológicas Bacharelado (2010) e Licenciatura (2009) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Campus de Botucatu. Participou de projetos envolvendo helmintofauna de anfíbios no Laboratório de Parasitologia de Animais Silvestres (LAPAS) como bolsista FAPESP e bem-estar animal com peixes no Laboratório de Fisiologia e Comportamento Animal da UNESP/Botucatu. Atualmente trabalha na Secretaria de Estado de Educação de São Paulo na Equipe Curricular de Biologia e integra o grupo de pesquisa "Culture and Historicity in Out of School Innovations for Comunication and Education in Science" (CHOICES) do Departamento de Zoologia IB/USP na área de ensino/aprendizagem de biologia em espaços não formais de educação.

Comentários