Alunos do Ensino Médio visitam o Museu da Imigração


Em 03 de novembro, os alunos do 3º ano do Ensino Médio visitaram o Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Esta visita faz parte do projeto de viagem pedagógica e educacional, com objetivo de coletar dados de pesquisa e relatos da imigração Italiana.

O Museu da Imigração herda do Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, bem como o relacionamento construído ao longo dos anos com as diversas comunidades representativas da cidade e do Estado.

É no entrelaçamento dessas memórias que se encontra a oportunidade única de compreender e refletir o processo migratório.

O Museu da Imigração valoriza ainda mais o encontro das múltiplas histórias e origens e propõe aos alunos o contato com as lembranças daquelas pessoas que vieram de terras distantes, suas condições de viagem, adaptação aos novos trabalhos e contribuição para a formação de uma nova cultura.

A história da migração humana não deve ser encarada como uma questão relacionada exclusivamente ao passado, há a necessidade de tratar sobre deslocamentos mais recentes, justamente como fizemos nesta visita com nossos alunos.

Profa. Luana Pugliese

Comentários