Marcia Wayna Kambeba visitou o Marupiara


Marcia Wayna Kambeba, mestre em Geografia, compositora, cantora, poeta e escritora, fotógrafa, do povo Omaguá-Kambeba, Amazonas, visitou o Colégio Marupiara dia 21 de agosto. Neste dia contamos com uma palestra, bem como duas aulas aos estudantes.

No primeiro momento da palestra tivemos contação de uma história indígena com muita música para as crianças da Educação Infantil e no segundo momento, voltada para os estudantes da Educação Fundamental 2, houve uma abordagem maior para a cultura, costumes e mais música.

Após estes dois momentos, a palestrante ainda esteve com os estudantes do 7° ano, durante as duas aulas finais do período, para adentrar mais propriamente sobre os assuntos: territorialidade, reterritorialização e identidade indígena , temas do sua pesquisa de mestrado, além de nos contar um pouco mais sobre seu trabalho com a literatura e a música.

Sua visita ao colégio nos deu a certeza da necessidade de prevalecer o lugar de fala no estudo sobre cultura indígena, para que o processo de resistência dessas culturas seja legítimo. Marcia Wayna Kambeba, hoje percorre todo o Brasil levando as histórias de vida de seu povo e abrindo cada vez mais o espaço que o indígena precisa ocupar na sociedade e na nossa história em preservação de nossa ancestralidade e identidade brasileira.

Por Profa. Luciane Moraes (Ed. Musical)
Para o Marupiara.Net

Profas Marcia Wayna Kambeba e Luciane Moraes

Comentários