Você ficou sabendo? (Edição de 17 de abril)


Muitas coisas aconteceram desde nossa última edição do Você ficou sabendo? da semana passada. Saídas, eventos... Sem falar das informações de nosso pessoal que está no Japão... Então boralá saber as novidades?

RAPADURA... ÁGUA DOCE, MAS LIXO NÃO! - Dando continuidade ao Projeto de Leitura e Escrita: “Nossas águas: do ribeirão ao mar” os estudantes do 2º ano (turmas A e G), acompanhados pela equipe do NAS, professores e Coordenação, visitaram em 12 de abril o Parque Linear Rapadura. Neste parque, que possui um córrego e fica nas proximidades da escola, os estudantes puderam observar o lixo no entorno, a poluição do córrego e a canalização inacabada... Muitas vivências e experiências na formação socioambiental de nossas crianças que saíram deste ambiente dispostas a mudar atitudes.

Córrego da Rapadura

FEIRA DO LIVRO DO NAS - O Núcleo de Ação Social do Marupiara (NAS) realizou no pátio da escola, no horário do almoço de 12 de abril, a sua Feira de Livros. Nesta, os estudantes venderam os livros que restaram da Feira do Livro do Marupiara do ano passado. A diferença é que nesta feira atual a compra destes livros foi realizada através de ingredientes que compõem a sopa que é distribuída pela Instituição Assistencial Casa de Celina. Ou seja, bastava levar um pacote de um dos ingredientes que compõem a sopa, e trocar por um livro. Legal, né? O resultado em 40 minutos de ação: 69 pacotes de macarrão, 18 pacotes de feijão, 15 pacotes de ervilha e 9 latas de ervilha... Ou seja, suprimento suficiente para 17 semanas de sopão para a Casa de Celina. Ok, já sabemos o que você pensou: Uau!!!! Valeu NAS! #TMJnaSolidariedade :)

Venda de Livros na Feira de Livro do NAS

18º BUNKASAI - Mais uma vez centenas de pessoas estiveram presentes em mais uma edição de um evento marcado por disseminar a Cultura Japonesa na Zona Leste de São Paulo. Assim, em 13 de abril, todos os presentes puderam desfrutar de comidas típicas, oficinas e apresentações tradicionais, como o Taikô. E, neste ano, em comemoração aos 20 anos de nosso Colégio, tivemos o Furusatôu, uma exposição de fazer brilhar os olhos, mostrando a fusão cultural das histórias da imigração japonesa, do Colégio Marupiara e da comunidade de Vila Carrão. Parabéns aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, e a todos os colaboradores, pela sensibilidade e cuidado ao organizar este maravilhoso evento... Sem dúvida foi um sucesso!

Exposição Furusatôu

MARUPIARA NO JAPÃO - A SAGA CONTINUA... :) - Como dissemos na edição de 10 de abril do "Você ficou sabendo?", quatro de nossos estudantes do 9º ano: Maria Julia, João Pedro, Gustavo de Miranda e Livia Kimie, acompanhados pelo Prof. Marquinhos, embarcaram para Tokyo em uma viagem oficial de 15 dias para o 10º Intercâmbio Cultural entre Crianças do Mundo, intercâmbio para alunos que estudam japonês como disciplina obrigatória em suas escolas. Bora então fazer uma retrospectiva desta primeira semana? Dia 10 os integrantes do nosso grupo chegaram a Tokyo. Dia 11 foi momento de conhecer rapidamente a cidade e realizar as primeiras atividades com colegas de outros países. Dia 12 partiram para Nasu, onde fizeram uma integração com os estudantes japoneses e foram elogiados pela proatividade e participação. No sábado, 13, fizeram a apresentação da "Dança do Boi", e foram novamente elogiados, desta vez pela pela alegria e animação. Neste mesmo dia praticaram esportes interagindo ainda mais socioculturalmente. Em 14 de abril foram para Kyoto com uma calorosa despedida dos colegas de Nasu. Em Kyoto, nos dias 14 e 15, visitaram, dentre alguns locais, a Kyoto Tower, o Museu Internacional de Mangá, além dos templos Kiyomizudera, Yasaka Jinja e Chionji, com o intuito de contrastar o formato dos templos budistas e xintoístas bem como a relação do passado no presente. No dia 15 retornaram a Tokyo, para o Olímpico Center e neste dia 16 estiveram na escola Atomi... Ufa! Abaixo você pode navegar e curtir um pouco as fotos desta jornada... ;)



MARUPIARA NA ASSOCIAÇÃO OKINAWA - O tema trabalhado na disciplina de japonês com os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental neste trimestre foi COMUNIDADE. A proposta foi identificar o grande grupo que a escola está inserida, as características das pessoas que fazem parte deste grupo, seu contexto e seu entorno. Portanto, para vivenciarem esta aprendizagem, os alunos do 5º ano (turmas A e G) foram convidados a visitar nesta terça-feira, 16, a comunidade da Associação Okinawa, em Vila Carrão. Foi um mergulho cultural no Japão, e sua Comunidade, sem sair do nosso bairro. Curtiu?

Estudantes do 5 ano na Associação Okinawa

Pois é... Dentro casa, visitando as vizinhanças, ou do outro lado do mundo, neste mês transpiramos e estivemos repletos de cultura oriental... Assim, só nos resta dizer a você, leitor: Arigatôu!

Até a próxima edição e Feliz Páscoa!
 #VcFicouSabendo

Da Redação
Marupiara.Net

Colaboraram nesta edição:
Alê Garcia - Rapadura... Água doce, mas lixo não!
Cíntia Castilho - Feira do Livro do NAS
Antônio Marcos - Marupiara no Japão - A Saga Continua
Ana Hanae - Marupiara na Associação Okinawa

Comentários