Você ficou sabendo? (Edição de 26 de abril)


E aí, como foi de Páscoa? Muita colomba e chocolate? Na nossa Redação alguns viajaram, outros buscaram novidades em Sampa... Mas continuamos sem parar com muitas informações para adoçar sua leitura... Boralá saber as novidades?

OBRAS VOANDO... Em 17 de abril, os estudantes de Artes Visuais do Centro de Artes Integradas - CAI do Ensino Médio visitaram o Museu de Arte de São Paulo - MASP. Na visita, conheceram a coleção do Museu, que guarda obras de diferentes períodos, regiões e culturas, apresentadas nos cavaletes de vidro e concreto da arquiteta Lina Bo Bardi. Nos cavaletes, as obras são apresentadas como se estivessem voando, de modo que se possa ver o lado de trás das obras, e que cada imagem seja sempre observada em relação a todas as outras. Desse modo, é possível perceber como a época e o contexto exigem critérios diferentes de apreciação, que dependem também da nossa disposição e abertura como espectadores. Assim, pode-se pensar a arte, nas palavras de Roland Barthes, como um relato aberto. Já tinha pensado na arte por esta perspectiva? Bacana, não?

Roda de conversa após visita à exposição no MASP

MARU ENGLISH EASTER CELEBRATION -  Nos dias 16 e 18 de abril, os alunos Maru English tiveram a oportunidade de vivenciar a língua inglesa em atividades bem divertidas. Primeiro fizeram uma aula de Arts and Crafts. Desenhar, cortar, colar.... Os alunos criaram seu próprio Bunny Pencil. Tudo ao som de muita música. They love singing!!! E na última quinta-feira, os alunos foram para a cozinha. Tiveram uma divertida cooking class! Hands on... Medir, adicionar, mexer... Colocar no forno... Prepararam deliciosos Bunny Cookies. Learning English can be fun!!!

Bunny cookies do Maru English

SITIOLÂNDIA: ENSINANDO CUIDADOS COM A NATUREZA... Em 18 de abril, nossas crianças do Infantil 2G foram para a Sitiolândia, um parque ecológico de recreação infantil, localizado em Caieiras. Lá as crianças vivenciaram parte dos conceitos que estudaram neste trimestre, participando de atividades recreativas e culturais, que mostraram a importância do cuidado com os animais e os recursos naturais. Simplesmente encantador...

Trato com os animais na Sitiolândia

FIZEMOS A PRIMEIRA VG DO ANO - Nossos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio fizeram em 18 de abril a primeira Verificação Geral (VG) do ano, que neste trimestre teve o tema "uso consciente da internet". A "VG" é uma atividade avaliativa regular, sem qualquer peso adicional, somente para que os estudantes se apropriem também do tradicional formato de provas realizado pelos vestibulinhos e vestibulares. Bora deixar preparada nossa galera! 

Estudante realizando VG

DIALÓGICA SOBRE IMIGRAÇÃO - Os estudantes 2º e 3º anos do Ensino Médio realizaram uma aula dialógica no Museu da Imigração na Moóca, nesta sexta-feira, 26/04. A proposta, que era a de refletir e discutir as condições socioambientais de qualidade de vida, imigrações e a desigualdade social, iniciou com a análise e reflexão do documentário Estamira e, no Museu, expandiu-se para as exposições: Sinta-se em casa e Migrar: experiências, memórias e identidades. A partir destes estudos e vivências os estudantes ainda farão uma exposição fotográfica no Colégio. E aí? Curtiu? Nosso pessoal da redação não vê a hora de prestigiar esta exposição. 😉

Estudante observando exposição do MI (Foto: Patrícia Magri)

MARUPIARA NO JAPÃO - A SAGA CHEGA AO FIM... :) - Você acompanhou na edição de 17 de abril do "Você ficou sabendo?" a primeira parte da saga de nossos quatro estudantes do 9º ano: Maria Julia, João Pedro, Gustavo de Miranda e Livia Kimie, acompanhados pelo Prof. Marquinhos, que embarcaram para o Japão em uma viagem oficial de 15 dias para o 10º Intercâmbio Cultural entre Crianças do Mundo. Bora então saber como foi esta última semana? Dia 17 de abril os integrantes do nosso grupo, em Tokyo,  participaram de várias horas de aulas de japonês. Dia 18 visitaram o templo Meiji Jingu e o bairro Harajuku em uma tarde livre, afinal, ninguém é de ferro. Depois foram para o homestay. No dia seguinte, estiveram na escola Chuo, onde inclusive tocaram taiko e mais uma vez fizeram uma apresentação em japonês sobre o Marupiara... Que orgulho, fala sério! Nos dois dias do final de semana que se seguiram nossos estudantes mergulharam na vivência do homestay. E que vivência, hein? Já imaginou você morando alguns dias sozinho com uma família japonesa? Passada esta experiência única, foi o momento de reencontrar as senseis voluntárias que estiveram no Brasil, Midori e Hitomi, em um delicioso jantar para matar a saudade. Estamos quase no final desta jornada... Dia 22 de abril nossa comitiva visitou os bairros de Akihabara, Shibuya e Shinjuku. Mas a hora do desafio final ainda estava por vir... Por isto no dia 23 nossos estudantes fizeram um árduo treinamento para a apresentação final... E este dia chegou... Na última quarta, 24 de abril, com o auditório lotado, nossos meninos e meninas foram grandiosos e nos orgulharam... E, claro, falando em japonês! Neste dia 26 chegaram em São Paulo para alegria de todos!

A curta apresentação final em Tokyo e as belas fotos desta jornada no Japão você pode curtir abaixo e, em seguida, dizer: tenho orgulho de ser Marupiara!

Recepção na chegada em Cumbica - 26 de abril (Foto: Adilson Eiji)

Arigatôu Prof. Marquinhos, Maria Júlia, João Pedro, Gustavo e Lívia por nos representarem!

Sejam bem-vindos de volta! :)





OPS, ESQUECEMOS... AULA PASSEIO - Em 29 de março março a galerinha do 1º ano A realizou a "Aula Passeio". Esta saída possibilitou às crianças um reconhecimento do bairro, bem como de estabelecimentos onde realizaram a compra de alguns produtos. No retorno à escola prepararam seu próprio lanche. Caminhada, exploração de ambiente... Que delícia! Ao pessoal do 1º ano A nosso pedido de desculpas pelo esquecimento: foi mal galerinha... Bem, falha sanada, felicidade garantida! #TMJ novamente :)

Alunos do 1 ano A durante a aula passeio no bairro

Chegamos ao final de mais uma edição... Mas você deve estar querendo saber sobre a saída do infantil ao Circo e à Cia dos Bichos, não? Vamos guardar estas informações para a próxima semana do #VcFicouSabendo, ok? Até lá!


Da Redação
Marupiara.Net

Colaboraram nesta edição:
Lucas Oliveira - Obras Voando!
Juliana Chingotte - Maru English Easter Celebration
Cris Ventura - Sitiolândia/Aula Passeio
Julia Higashi - Fizemos a primeira VG do Ano
Patrícia Magri - Dialógica sobre Imigração
Antônio Marcos - Marupiara no Japão - A Saga Chega ao Fim

Comentários