Você ficou sabendo? (Edição Especial NEC)


Olá tudo bem? Você gosta de ciência, de novidades e pesquisa? Então esta edição especial é para você. Vamos conhecer um pouco o NEC, que é um dos núcleos de estudo e trabalho pedagógico-educacional desenvolvido por alunos sob a orientação de educadores. Ah, não você sabia? No Colégio, a partir do Fundamental 2 temos alguns destes núcleos, como o NAS (Núcleo de Ação Social) e o .NET (Núcleo de Educomunicação e Tecnologia). Boralá então conhcer um pouco mais o NEC?

UM POUCO DO NEC... O NEC - Núcleo de Estudos Científicos do Marupiara, surgiu em 2013, e de lá para cá já realizou 90 trabalhos científicos e organizou 4 Mostras Científicas. Por este núcleo já passaram mais de 300 estudantes, muitos dos quais destacaram-se em Olimpíadas Científicas e do Conhecimento. Em 2017 dois de seus projetos de pesquisa apresentados na 4° Mostra de Projetos Científicos do Marupiara foram indicados à participar da MOP - Mostra Paulista de Ciências e Engenharias. E, neste ano, o NEC está organizando a V Mostra Científica do Marupiara - MPCM, que será realizada em 24 de agosto em nosso Colégio. A credibilidade deste evento é tanta, que nossa Mostra conseguiu afiliação à Mostratec, uma das mais importantes mostras científicas brasileiras, que será realizada entre 21 e 25 de outubro em Nova Hamburgo - RS. Assim, o projeto com maior destaque acadêmico da V MPCM terá direito a ser exposto na Mostratec. Deu para entender? Se você apresentar um trabalho na V MPCM aqui no Maru, em agosto, e seu projeto de pesquisa tiver destaque acadêmico, ele poderá ser apresentado junto a outros trabalhos científicos no Sul do país. Gostou? Então continue lendo nossa edição especial e veja como inscrever seu projeto no último tópico desta edição... ;)

Logo desenvolvido por estudantes do NEC

QUAIS PROJETOS O NEC DESENVOLVE? Como em todos os anos, o NEC traz aos estudantes do 9° do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio a oportunidade de participação em alguns projetos de pesquisa. Neste ano, foram oferecidos 14 projetos (listados abaixo), sendo que alguns já foram iniciados em 2018 e serão finalizados neste ano, e outros iniciaram neste ano e finalizarão em 2020.
  • G1 - HERBÁRIO
  • G2 - ÁRVORES FRUTÍFERAS
  • G3 - PRÉ-IC USP (Mecatrônica / 2018)
  • G4 - ESTUDOS URBANOS
  • G5 - EPIDEMIOLOGIA
  • G6 - POLUIÇÃO DOS OCEANOS
  • G7 - TELHADO VERDE
  • G8 - ERVAS MEDICINAIS
  • G9 - TERMOQUÍMICA DAS SOLUÇÕES
  • G10 - EVOLUÇÃO
  • G11 - PRÉ-IC USP 2019
  • G12 - PRÉ-IC USP 2019 (Mecatrônica)
  • G13 - HORTAS URBANAS
  • G14 - EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
MAS QUAL A RAZÃO DE PARTICIPAR DE UM PROJETO CIENTÍFICO? Ao participar de um projeto científico cada estudante tem a oportunidade de desenvolver sua responsabilidade, seu raciocínio, além de aprender, na prática, o método científico, e vislumbrar novos horizontes para o seu conhecimento. Assim, ao mergulhar e se aprofundar em uma determinada linha de pesquisa, aprende atuar no levantamento, problematização, discussão e divulgação dos conhecimentos que são adquiridos através de diretrizes e metodologias científicas, aprendizados importantes a qualquer área do conhecimento. Como formalização deste processo, o estudante ainda recebe um curso oferecido pela ÁPICE FEBRACE, tendo, inclusive, seus dados estudantis constando na Plataforma Lattes (Currículo Lattes) do sistema acadêmico nacional.


Estudante - Imagem de divulgação

UM DOS PROJETOS DO NEC É DO PRÉ-IC... O QUE É ISTO? O Pré-IC é o Programa de Pré-Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (USP). Participam deste programa 6 escolas públicas e privadas, dentre as quais nosso Colégio. Assim, desde de 2012, em parceria com a POLI, o Marupiara proporciona aos estudantes com bom currículo estudantil interessados na área de engenharia, a possibilidade de participar, na prática, de estudos, atividades e projetos nesta área. Nesta perspectiva de despertar o interesse de estudantes às engenharias, bem como auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico e solução de problemas, foram selecionadas este ano para este projeto as alunas: Júlia Favoni Piovezani, Júlia Lemes Tonon e Maria Luisa Mizuno, que estarão sob a orientação e supervisão da educadora Viviane Caires Pereira em parceria com os professores e monitores da POLI - USP.

Pré-IC Poli 2018 (Foto: Acervo Poli)

ALÉM DOS PROJETOS, QUAIS OUTRAS ATIVIDADES O NEC PROPORCIONA AOS ESTUDANTES? O NEC também proporciona a oportunidade de estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio participarem das Olimpíadas Científicas e/ou do Conhecimento, bem como de Concursos e Premiações. Estas atividades não tem o objetivo de desenvolver a competitividade, pelo contrário, propiciam aos estudantes o despertar afinidades cognitivas, testar seus conhecimentos e limites, descobrir caminhos de estudo autônomo e agregar títulos ao seu currículo estudantil. Aliás, este tipo de currículo já está sendo reconhecido por universidades internacionais e nacionais, como a Unicamp, que neste ano abril vagas para ingresso à Universidade à medalhistas de olimpíadas. A matéria: "Medalha que vale vaga na Universidade" de Carla Aranha da Revista da Fapesp evidencia esta importância, e acreditamos que em breve isto se tornará uma tendência em outras universidades. Para nossa alegria,  só no ano passado, mais de cem de nossos estudantes participaram de 15 olimpíadas científicas, sendo que um terço destes foram medalhistas... Que orgulho, fala sério!  E neste ano iniciamos com tudo! Já participamos da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) e Canguru de Matemática e em breve teremos mais! Os estudantes que já se inscreveram para as próximas olimpíadas fiquem atentos e consultem a lista de participações, datas de provas e demais informações no Mural de Divulgação dos Eventos. Ah, uma dica, quer treinar ou saber como é a olimpíada? Acesse a página oficial da olimpíada, faça as provas de anos anteriores e acompanhe a programação e outras oportunidades, como Bolsa de Treinamento Olímpico. Você pode também realizar os simulados online através do Pepper & Oliver e Obmepeiros.

Conheça todas as olimpíadas e concursos que nosso Colégio participa, e realize sua inscrição acessando:


Medalha de premiação do NEC no MPCM

E SOBRE A MOSTRA DE DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO MARUPIARA? Como dissemos, o NEC já organizou quatro mostras científicas e a próxima será no próximo dia 24 de agosto. Você pode estar se perguntando: "Posso ainda inscrever um trabalho?". Por conta de algumas solicitações, as inscrições foram prorrogadas até o dia 03 de maio (sexta-feira). Portanto, seja ligeiro! Todas as informações sobre a V MPCM você pode encontrar em https://www.marupiara.net/mpcm

Mas, atenção ao calendário:
  • Preenchimento do formulário de Pré-inscrição - 03 de maio
  • Envio do resumo e relatório do projeto - 30 de maio
  • Exposição dos projetos em Painel Científicos - 24 de agosto (sábado)

Estudantes apresentando projetos na IV MPCM

Cremos que você conseguiu conhecer um pouco mais sobre o NEC. Ah, já íamos esquecendo... Quem orienta este Núcleo desde sempre é a nossa responsável pelo Labciências, Viviane Caires, carinhosamente conhecida por Vivi. Por isto, se tiver alguma dúvida sobre o NEC, ale'm de poder procurar quaisquer dos estudantes que fazem parte do NEC, você pode falar diretamente com a Vivi através do vivianecaires@marupiara.net.

Esperamos que tenha curtido esta edição especial do NEC. Até a próxima!

Da Redação
Marupiara.Net

Colaboraram nesta edição:
Viviane Caires
Estudantes do NEC

Comentários