Você ficou sabendo? (Edição de 27 de março)


Já faz uma semana... Sentiu nossa falta? Fizeram até apostas que não voltaríamos, acredita? Mas, olha nós aqui outra vez! :)

E para você, nosso leitor fiel que não curte fake news, seguem as principais informações que rolaram em nosso Colégio. Boralá?

VISITA AO IMS - A fim de construir um olhar sensível à Cultura Indígena e às particularidades de cada comunidade, os estudantes 7º ano realizaram em 22 de março uma saída pedagógica à exposição “Claudia Andujar: a luta Yanomani”, no Instituto Moreira Salles - IMS, onde observaram os trabalhos da fotógrafa, documentos e livros voltados à jornada do povo indígena. Bacana, não? Galerinha pirou no museu.

Aluno do 7º ano registrando painel no IMS

A POLÔNIA SOB O MEU OLHAR - Também no dia 22 de março, os alunos do 3º, 4º e 5º anos finalizaram o projeto “Polônia sob o meu olhar”, o qual comentamos na edição do você ficou sabendo? de 20 de março, lembra? Aguardaremos ansiosos as correspondências vindas da Polônia.

Estudante pintando desenho do projeto "A Polônia sob meu olhar"

MARUPIARA 20 ANOS - Já estamos com 20 anos! E, em 25 de março, o Marupiara, em parceria com os Correios, lançou o selo comemorativo de seu 20º aniversário. Uma cerimônia com direito a ritual de obliteração de selos e a presença de todos os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. O lançamento do selo comemorativo dá início a uma série de celebrações do Colégio Marupiara por suas duas décadas de realização na área de educação. Quer saber mais sobre este evento marcante? Leia a publicação de 26 de março: "Marupiara lança selo comemorativo de seus 20 anos", clicando aqui.

Selo comemorativo dos 20 anos do Colégio Marupiara

QUAL O NOME DO MEDO? - Com base na obra homônima da artista brasileira Rivane Neuenschwander, os alunos de artes visuais e teatro do 6º ano desenharam, criaram histórias e cartografias, bem como construíram e apresentaram cenas sobre os seus medos. O projeto, que abre o caminho das artes para esses novos estudantes do Fundamental II, culminou na criação das máscaras dos medos, registradas em um ensaio fotográfico. O trabalho tinha como objetivo apresentar diferentes linguagens e referências artísticas, além de fomentar a criatividade e aprofundar as qualidades do respeito, da escuta e do compromisso como aprendizado coletivo entre os estudantes. Demais, não?

Professores e estudantes do 6º ano na aula de artes

BUNKASAI - O Bunkasai desse ano está chegando e terá como tema as estações do ano. Por isso, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio estão super empenhados em descobrir o que acontece em cada uma das estações no Japão. Olha só o que descobriram... No inverno tem o Sapporo Snow Festival, que conta com estátuas e esculturas de gelo. Na primavera tem a visualização das Sakuras, a chamada Hanami, e é quando acontece à plantação de arroz, alimento sagrado no Japão. No verão as famílias se reúnem em parques, piscinas e na praia, consumindo o Kakigori, famosa raspadinha japonesa. E, para terminar, no outono, tem a Momijiari, que é a visualização das folhas, e o Tsukimi que é o festival da lua cheia. Romântico, não? E aí, está preparado para curtir nosso Bunkasai desse ano? Anote em sua agenda: 13 de abril! Aproveite e compartilhe nas redes #juntosnobunkasai


Logo do Bunkasai 2019

EDUCAÇÃO PARA A LIBERDADE - Acha que acabou? Em 08 de abril teremos a honra de receber novamente no Colégio o Prof. José Pacheco, que falará sobre a "Educação para a Liberdade", tema importante nos dias atuais e que temos a certeza que você não perderá. Esta palestra fará parte dos Grandes Encontros que serão realizados com educadores contemporâneos em comemoração aos 20 anos do Marupiara. Para saber mais sobre este evento, o palestrante ou adquirir seu ingresso clique aqui.

Foto de divulgação: Prof. José Pacheco

Gostou das informações de hoje?
Compartilhe então nas suas redes sociais :)
#vcficousabendo


Colaboraram nesta edição:
Bunkasai -> Júlia Pimentel (3º ano EM)
Qual o nome do medo? -> Prof. Lucas Oliveira (Artes)
A Polônia sob meu olhar -> Profa. Alessandra Garcia (Coord. Fund1)


Até a próxima edição!

Da Redação
Marupiara.Net

Comentários