Você ficou sabendo? (Edição de 31 de maio)


Olá, tudo bem? Fechamos o mês de maio, e como não poderia deixar de ser, com  muitas informações para você, nosso leitor assíduo. Então boralá saber as novidades?

HIDROFOBIA... PAVOR DE ÁGUA? - Em 13 de maio, nossos estudantes do 2° ano do Ensino Médio estiveram na escola de mergulho Hidrofobia Dive Center para um curso preparatório destinado à Viagem de Estudos que realizarão a Ilha Grande, em Angra dos Reis/RJ, onde farão uso do mergulho para estudos do ecossistema aquático. Nesta vivência, com duração de 8 horas e orientada pelo Instrutor Marcellus Bellezzo, os estudantes, além da parte teórica, realizaram a prática de mergulho em uma piscina de quatro metros de profundidade. O objetivo desse pré-campo foi apresentar aos estudantes as leis físicas e a fisiologia do corpo humano que atuam em uma atividade de mergulho, assim como as técnicas de utilização segura do equipamento autônomo (cilindro de ar comprimido, colete equilibrador, regulador de pressão, máscara, nadadeiras e respirador). Não é demais? É para perder o medo de água, fala sério! Dá só uma espiada nas fotos abaixo...



NOVOS REPRESENTANTES PARA O 2º TRI - Nos dias 17 e 18 de maio, conforme já noticiado pelo Marupiara.Net, foram realizadas as eleições dos representantes de sala para o segundo trimestre de 2019 para o Fundamental 2 e Ensino Médio. Os representantes foram empossados nesta última semana e terão seus mandatos até o início de setembro. Novamente parabenizamos todos os eleitos! :)

Presidente da Sessão Eleitoral preparando publicação dos resultados

O CONTATO COM A CULTURA POPULAR BRASILEIRA - Nossos estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental realizaram, entre os dias 21 e 23 de maio, uma viagem de estudo à São Luiz do Paraitinga, localizada entre Taubaté e Ubatuba. Nesta viagem, nossos estudantes entraram em contato com a tradição da cultura popular brasileira, com o propósito de desenvolverem suas reflexões e ações como sujeitos no mundo, de forma a não apenas compreender sua identidade, mas resgatar suas origens: histórica, social e política, para confrontar com a vida atual, envolta pelas mudanças tecnológicas, consumismo, perda da socialização direta com o outro, atuando como cidadãos críticos e ativos. Que orgulho desta meninada!

Estudantes do sexto ano na viagem de estudo em São Luiz do Paraitinga

A LEITURA E ESCRITA NÃO PARAM - Como parte dos projetos de leitura e escrita do Fundamental 2, nossos estudantes receberam a visita de dois importantes autores. O sétimo ano, em 27 de maio, teve um encontro com Olívio Jekupê, autor do livro Tekoa: conhecendo uma aldeia indígena. Olívio veio acompanhado de seus filhos, também escritores, o que possibilitou um compartilhamento cultural muito sensível e inigualável, trazendo o verdadeiro significado de "ternura" expresso na palavra que nos referencia em guarani: "marupiara". O oitavo ano, por sua vez, recebeu em 28 de maio o autor Toni Brandão. Toni, que é autor de diversas obras, encantou nossos estudantes com suas aventuras e sua reflexão sobre o mundo contemporâneo. Eita galera que gosta de leitura, hein?

Estudantes do sétimo ano com Olívio Jekupê e seus filhos

INTEGRAÇÃO NAS OLIMPÍADAS ESPORTIVAS - Em 29 e 31 de maio ocorreram os jogos da Sexta Olimpíada Esportiva. Este evento, que é realizado pela Associação Atlética do Colégio Marupiara, tem o intuito de promover uma maior integração entre os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Este ano os estudantes foram distribuídos, independentemente da idade e ano escolar, em 4 equipes: Teen Beach Movie, Descendentes, Camp Rock e High School Musical, para jogar as clássicas modalidades esportivas de voleibol, basquete, handebol e futsal. Na próxima segunda-feira, 03 de junho, ocorrerão as apresentações de líderes de torcida, fechando este evento esportivo totalmente organizado e realizado por estudantes apaixonados por esporte. Fala se não dá até lágrimas nos olhos de tanto orgulho... É tudo tão bem organizado, que poderíamos dizer que aqui no Maru o emprendedorismo é de "raiz", se é que me entende. Nosso especial agradecimento aos estudantes Amanda Gorgate Fernandes, Júlia Lemes Tonon e Nicolas Mortarello Rodrigues que nos proporcionaram as belas fotos deste evento, as quais você pode conferir abaixo..


EDUCAÇÃO EM DEBATE - Em 30 de maio, diante a tantas discussões e polarizações sobre a educação em nosso país, nossos estudantes do 3º ano do Ensino Médio promoveram um momento aberto e plural de debates aos demais estudantes do Ensino Médio sobre a atual situação da educação brasileira, e seus futuros caminhos. A "escuta" do outro, e o respeito às diversidades de opiniões, marcaram este legítimo exercício de discussão e formação democrática de nossos estudantes, que são formados dentro de um posicionamento crítico voltado ao exercício da cidadania. Mais uma vez orgulho em ser Marupiara...

Estudantes do Ensino Médio no início do momento de debates

BIOMILDA - Ainda em 30 de maio, estudantes do 4º ano (A e G) finalizaram o projeto de leitura e escrita com a visita de Elisabete Cruz, autora do livro Biomilda: Diário de Viagem. Então acabou? A galerinha gostou tanto que este projeto terá continuidade com a saída ao Petzoo Itatiba. Fique atento às nossas próximas edições para saber as novidades...

Elisete Cruz no encontro com estudantes do 4 ano

TURMA DA COCADA - E, para fechar o dia 30 de maio, as turmas A e G do 3º ano fizeram uma deliciosa cocada de forno para combinar com a melodia trabalhada em parceria com a Profa. Luciane de Educação Musical. Pode estar certo, com guloseimas as aulas ficam ainda mais gostosas. ;)

Cocada ao forno - parte do projeto de Educação Musical

#DONECPRAVC

A partir desta edição você terá o "Do NEC para você", que é a parte do Você ficou Sabendo? que tratará especificamente das informações do Núcleo de Estudos Científicos do Marupiara - NEC. Se você quer saber um pouco mais sobre o NEC, clique aqui e leia o Você ficou sabendo (Edição especial NEC) de 29 de abril. Boralá então para as últimas do NEC?

OLÉO NO RALO, NÃO! TRAGA-O PARA O NEC! Nosso Colégio incentiva e apoia a reciclagem de óleo de cozinha usado. Para se ter uma ideia, segundo dados da Sabesp, apenas um litro de óleo pode contaminar cerca de 25 mil litros de água. Já imaginou? Pensando nisso, o NEC realiza a destinação correta deste resíduo através de uma parceria com a Lirium - Recicladora de Óleo Vegetal, que em troca nos fornece o produtos de limpeza e Certificação Ambiental. Não é muito bacana? Pois bem... Somente nestes 5 primeiros meses de 2019 recebemos cerca de 55 litros de óleo usado. Em outras palavras, deixamos de poluir cerca de 1 milhão e 375 mil litros de água! Muita coisa, não? Mas não para por aí, ainda realizamos ação social. O óleo arrecadado foi revertido em 30 litros de produtos de limpeza, que será destinado agora em junho ao CEI Maria Vera, que atende 120 crianças da Vila Carrão e região. Então, continue enviando seu óleo usado para o NEC, beleza?

Coleta de óleo de cozinha usado

TELHADO VERDE NO MARUPIARA - Desde o final de 2017, alguns estudantes do NEC iniciaram o Projeto Telhado Verde e, desde lá, pesquisam a importância e aplicabilidade deste tipo de projeto em área urbana, realizando coleta de dados, pesquisa de campo e reconhecimento de estabelecimentos que já possuem este tipo de "telhado". O intuito é saber se esta alteração estrutural (telhado verde) influencia na temperatura interna de um imóvel, a ponto de não ser necessária a utilização de ar condicionado e gerar a economia de recursos financeiros e naturais. No Marupiara, o setor escolhido ao projeto foi a portaria. Naquele local foram coletados dados de temperatura ambiente semanalmente, durante todos os os dias úteis, duas vezes ao dia. Desta forma, em 23 de maio, como parte deste projeto, os estudantes instalaram com o auxílio de demais funcionários o primeiro telhado verde do Marupiara! não é demais? Acompanhe no Do NEC pra Vc os resultados. Que venham outros telhados por aí! Parabéns aos estudantes integrantes deste projeto: Arthur Rosa dos Santos, Wictor Hugo Santos Araujo, Vitor Alexandrino Carnavale Gontijo, Victor Sousa Ferreira, Matheus Batistão Caramelo e Gabriel Ferreira Damaso. 

Estudantes e funcionários preparando o telhado verde no Marupiara

E assim chegamos ao final de mais uma edição.
Nos vemos na próxima... Até lá!

Da Redação
Marupiara.Net


Colaboraram nesta edição:

Textos
Luana Pugliese - Hidrofobia... Pavor de água?
Eleonora Mioto - O contato com a cultura popular brasileira
Rosa Cleide Marques - A Leitura e a Escrita não param
Gabriela Cortez - Integração nas Olimpíadas Esportivas
Alessandra Garcia - Biomilda / Turma da Cocada
Viviane Caires - Do NEC pra você

Fotografias
Amanda Gorgate Fernandes
Júlia Lemes Tonon
Nicolas Mortarello Rodrigues


Comentários